Ações de live marketing aproximam consumidores no mês das grandes Festas Juninas pelo Brasil

Pics Música e Cultura | Ações de live marketing aproximam consumidores no mês das grandes Festas Juninas pelo Brasil
Pics Música e Cultura | Ações de live marketing aproximam consumidores no mês das grandes Festas Juninas pelo Brasil
Créditos: Divulgação

Brand Experience tem papel estratégico no posicionamento das marcas nesta data

Festas juninas já viraram uma paixão nacional. Por trás deste tipo de evento, há uma movimentação econômica e social para o nosso país. Além de promover experiências para os consumidores”, afirma Heloisa Santana, Presidente Executiva da AMPRO (Associação de Marketing Promocional).

As marcas investem em ativações com propostas cada vez mais diferenciadas, fazendo com que as datas juninas ganhem espaço no calendário de marketing das empresas, em especial no nordeste do Brasil, pioneiro nestes eventos.

Um bom exemplo é o São João de Campina Grande, que tem a duração de 33 dias e este ano, além da festa grandiosa, comemora 160 anos da cidade, trazendo como destaque a ampliação do Parque do Povo, que passou a ter 40 mil metros quadrados para abrigar as festividades. Mais espaço, mais marcas e mais ativações.

Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, os festejos do ano passado geraram uma movimentação econômica de cerca de R$ 500 milhões e a expectativa para esse ano é que esse número tenha um aumento de pelo menos 20%, além do impacto econômico sempre muito grande no setor turístico, principalmente em cidades como Petrolina, Caruaru, Parintins, Mossoró e a própria Campina Grande.

Para garantir espaço neste mercado, os anunciantes têm vocacionado grandes investimentos em estratégias de live marketing, com espaços personalizados, para oferecer aos consumidores experiências diversificadas que agregam e enriquecem a essência festiva da data.

A participação de grandes marcas em eventos deste porte permite maior interação e valorização da cultura destas cidades, fortalecendo a memória e seu reconhecimento por parte do público. “O live marketing traz visibilidade, conexão, engajamento e reforça a importância do elo das marcas com o público. E temos percebido empresas atentas a esse movimento, oferecendo atividades juninas com cultura, representatividade e pertencimento às comunidades locais. O Brasil é um país multicultural e trazer experiências que marquem e incorporem essas vivências para as pessoas é um dos objetivos do live marketing”, explica Heloísa Santana.

A exemplo disso, uma famosa marca de cerveja, garantiu presença este ano, no São João de Petrolina com uma grande área de ativação, um estúdio para produção de conteúdo em tempo real com um time de influenciadores como Jojo Todynho, Nicole Bahls e Tati Machado. Além de diversos espaços instagramáveis para o público interagir.

Outros exemplos são o estande/cozinha com cheiro de bolo, montado por uma marca de amido de milho no São João de Caruaru e as embalagens comemorativas da BRF, na margarina líder de mercado no Nordeste.

Marcas de perfumaria e cosméticos também estão presentes este ano em mais de 20 festas ao redor do Brasil, apostando numa comunicação que comemora a festividade. Em espaços onde o público pode interagir com um cenário instagramável temático, brincar com atividades típicas juninas, conferir alguns produtos, carro-chefe das marcas e ganhar brindes.

Empresas presentes em eventos que envolvem experiências e conteúdos interativos ajudam não só a fortalecer, mas criam um pilar real de conexão e impacto imediato do consumidor com a marca, aumentando o engajamento e consequentemente as vendas.

Informações para Imprensa:
Lilian Bek

PUBLICIDADE