Ícone do site Pics Música e Cultura

Está de volta o Honk!POA em sua edição anual na cidade, O festival acontece entre 26 e 28 de abril em espaços públicos da cidade

Pics Música e Cultura | Está de volta o Honk!POA em sua edição anual na cidade, O festival acontece entre 26 e 28 de abril em espaços públicos da cidade
Crédito da Foto: Diogo Vaz

Referência nos EUA e agora no Brasil, o Honk! chegou para ficar e esta é a quinta vez que se realiza em Porto Alegre, com oficinas descentralizadas, apresentações e cortejo de fanfarras brasileiras

Mais uma vez o Honk!POA se prepara para invadir as ruas com muita arte, música e celebração. O festival de fanfarras ativistas comemora a sua 5ª edição em Porto Alegre e já virou tradição ao defender a ocupação das ruas como um processo de resistência artística.

Neste ano o evento será dias 26, 27 e 28 de abril. O festival está preparando mais uma edição especial com a apresentação de grupos musicais de diversos lugares do país que irão se apresentar em locais públicos da cidade. Além disso, estão previstas uma série de atividades e oficinas em quatro comunidades fora do eixo central da cidade: Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz.

O Honk! é um festival que acontece desde 2006 em diversos lugares do mundo, mas ganhou força no Brasil quando estreou no Rio de Janeiro em 2015. Ele se caracteriza por ser totalmente independente e se fortalece graças ao apoio das pessoas para arcar com despesas relacionadas à infraestrutura, logística, taxas da prefeitura e divulgação do evento.

Todo o ano, uma série de ações são propostas pela produção e ainda é possível contribuir com a edição 2024 pelo Instagram @honkpoa. O Honk reúne por aqui aproximadamente 10 mil pessoas em cada edição. Esse ano também estará sendo realizado em quatro comunidades parceiras, reunindo 300 músicos de diferentes capitais do Brasil e mais de 100 voluntários trabalhando para que o festival aconteça.

O festival de fanfarras criado nos Estados Unidos conquistou o afeto dos brasileiros, que já tinham em sua história a tradição de unir os sopros e percussões em seus carnavais de rua. Desde a primeira edição no Brasil, o Honk! mobilizou muita gente e de lá para cá, diversas cidades brasileiras têm o seu festival. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre movimentam os grupos de sopro e percussão de todo o Brasil, fazendo intercâmbios de grupos. O Honk!POA é um dos mais aguardados eventos de rua da capital gaúcha e, em sua quinta edição (foram três presenciais e uma edição online durante a pandemia), trará fanfarras do Rio de Janeiro, Santa Catarina e de Brasília para tocar com as nossas, que são muitas desde que esse movimento começou. Já estão confirmadas as seguintes fanfarras e coletivos: Charanga Encarnada (SC), ⁠Coletivo de Trombones de Vara a Noite (RS), ⁠La Brasa Lunera (RS), ⁠Tribloco (RS), ⁠MagmaGroove (RS), ⁠Bateria do Bloco Mulemba da Caxu (RS), ⁠Avisem a Shana que Sábado vai Chover (RS), ⁠No Caminho te Explico (RS), ⁠Marimbondo Não Respeita (RJ), ⁠Sopre suas Feras (RS), ⁠Sopra Isso (RJ), ⁠Maluvidas (BSB), ⁠Fanfarra da Ponte (SC), ⁠Colmeia (RS), ⁠João Fanfarrão (RS), ⁠Unides dos Bloquinhos e del Circo de Rua (SC), ⁠Bloco do Beijo (RS), ⁠FAMFASYSTEM (RS) e ⁠Bate Sopra (RS).

A programação se inicia dia 26, sexta-feira, com uma roda de conversa, já que o Honk! tem esse perfil de integrar de artistas e cidadãos em torno da arte e da música, promovendo a coletividade. O próprio processo de produção do festival já acontece dessa forma, com a produção feita pelos músicos das fanfarras. No dia 27 ocorrem as oficinas e apresentações nas regiões descentralizadas, no Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz. E no domingo, um grande cortejo com todas as fanfarras percorre as ruas de Porto Alegre.

SERVIÇO:
O que: HONK!POA – festival de fanfarras
Quando: Dias 26, 27 e 28 de abril
Programação diária, horários e locais ainda estão sendo fechados.

Acompanhe o Honk nas redes: https://www.instagram.com/honkpoa

Informações para a Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Sair da versão mobile