Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo abre dia 18 as inscrições para oficinas teatrais gratuitas

Créditos da Foto: Eugenio Barboza
Créditos da Foto: Eugenio Barboza

Integrando o projeto “Teatro Como Laboratório Para a Imaginação Social”, contemplado com o Edital Olhos D’Água – Rede Nacional Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura do Ministério da Cultura, a Escola de Teatro Popular abre neste mês de março inscrições para diversas oficinas teatrais, gratuitas, aos interessados a partir dos 16 anos

As inscrições presenciais abrem no dia 18 de março e vão até o dia 5 de abril, das 14h às 18h30, de segunda a sexta-feira, na Terreira da Tribo (rua Santos Dumont, 1186). As aulas começam no dia 22 de abril.

A principal oficina do projeto é a para formação de atores, com um ano de duração, 1.000 horas/aula, e aulas práticas e teóricas diárias, de segundas a sextas. As disciplinas oferecidas se dividem em interpretação, improvisação, expressão corporal, expressão vocal, história do teatro brasileiro, história do pensamento político e tópicos especiais da teoria e história do teatro. Ao longo do processo, o aluno estará passando por um processo programado de desenvolvimento, cuja primeira etapa tem ênfase no autoconhecimento (conhecimento do ator), passando em seguida, para a etapa de reconhecimento (ênfase colocada no trabalho de construção de personagem), para o jogo teatral (ênfase na situação dramática) e, por fim, chegando à elaboração do produto estético: a encenação.

Outra oficina com inscrições abertas é a de Teatro Ritual. Até 5 de abril, mediante envio de carta de intenção e currículo para o e-mail [email protected], é possível se inscrever. A oficina tem duração de cinco meses, com encontros de terças a sextas-feiras, das 19h às 22h, e se propõe a investigar os recursos expressivos do ator a partir do treinamento sobre as ações físicas. Além dessas, a Oficina de Teatro Livre volta a acontecer todos os sábados, a partir do dia 6 de abril, das 14h às 17h, com a proposta de iniciação teatral a partir de jogos dramáticos, expressão corporal e improvisações. Ela possui início, meio e fim em cada encontro, e se desenvolve durante todo o ano.

PUBLICIDADE

Ainda em abril a Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo vai abrir inscrições para as suas Oficinas Populares nos bairros Restinga, Humaitá e Tristeza. As oficinas teatrais em bairros populares de Porto Alegre têm como objetivo fomentar a organização de grupos culturais. Nas duas últimas semanas de julho acontece o Laboratório Aberto da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, uma imersão poética no trabalho de investigação teatral do grupo. E ainda em setembro a Escola oferecerá a Oficina de Teatro de Rua.

Mais informações pelos telefones (51)3028-1358 e (51)99999-4570 ou no site oinoisaquitraveiz.com.

Informações para a imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE