Bandas de Palhoça realizam projeto de turnê com shows em 10 cidades catarinenses

Créditos da Foto: Divulgação

Além das apresentações, o projeto “Recorte – Palhoça na Estrada” contará com rodas de conversa sobre o cenário da música independente

Está prestes a começar uma série de eventos que propõe conectar músicos independentes dos quatro cantos de Santa Catarina. É o projeto “Recorte – Palhoça na Estrada”, que promete movimentar as estradas catarinenses levando shows e integração cultural para 10 municípios diferentes. A iniciativa une as bandas palhocenses Yaju e os HipertensosSoul Ceam Akanoá. O primeiro evento é no dia 17 deste mês, em São José.

Recorte – Palhoça na Estrada” será dividido em 10 shows, com prioridade à entrada gratuita, além de bate-papos sobre o cenário musical independente. A programação começa em fevereiro e seguirá até meados de junho.

Segundo a organização do projeto, “o objetivo é divulgar um recorte da produção sonora que está sendo desenvolvida no município, bem como defender e ampliar a visibilidade da arte palhocense a nível estadual e possibilitar a criação de canais de intercâmbio entre as diferentes realidades de expressão artística do estado”, destaca em nota.

Por sua relevância para a cultura estadual, o projeto é viabilizado com recursos do Governo Federal Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Bandas de Palhoça
Uma das raízes do projeto é a banda Soul Cream, formada por Dierre Pichorz (guitarra e vocal), Jorge Kloppel (baixo) e Oliver Silvestre (bateria). O trio cria um som original que mistura R’n’B, rock, funk, soul e blues. Essa essência já foi apresentada em eventos importantes como: Festival da UFSCFestival da Canção Entre Rios, em Rio do Sul, na Maratona Cultural de Florianópolis e na 9ª Semana do Rock Catarinense. Além disso, eles acabaram de lançar o EP “Samsara”, que ganhou manchetes na mídia, além de duas live sessions e um EP de releituras. 

Formada em 2018, a Akanoá vem colecionando lançamentos e shows em espaços considerados relevantes para o cenário local. Entre os trabalhos gravados estão os EPs “Uma ideia nesse mundo”, “Projeto” e uma live session do coletivo A Bolha. Formada por Anderson Oliveira (baixo), Caetano Cainã (bateria), João Thibes (vocal) e Matheus Barbi (guitarra), a banda segue trabalhando na produção do primeiro álbum.

A outra banda surgiu de um contexto diferente. Depois de lançar o EP “Years Before The Bad Times”, o cantor Yaju decidiu expandir seus horizontes e se unir a amigos para criar novas músicas e reinterpretar as antigas. Dessa forma, Oliver Silvestre assumiu a bateria, Dierre Pichorz incorporou o baixo e Thiago Santos passou a comandar a guitarra. Juntos, eles tocaram na 9ª Semana do Rock Catarinense e gravaram uma live session produzida pelo coletivo A Bolha. 

Programação: Recorte – Palhoça na Estrada

  • 17/02 – Espaço Recanto, em São José;
  • 15/03 – Outro Selo, em Laguna;
  • 16/03 – Criciúma – (local a confirmar);
  • 17/03 – Bate-papo em Criciúma;
  • 12/04 – Célula Showcase, em Florianópolis;
  • 13/04 – Hillbilly, em Lages;
  • 14/04 – Bate-papo em Lages;
  • 17/05 – Box Club, em Blumenau;
  • 18/05 – Fundação de Cultura de Rio do Sul;
  • 19/05 – Bate-papo em Rio do Sul;
  • 07/06 – Jardim Elétrico, em Balneário Camboriú;
  • 08/06 – Sinners, em Jaraguá do Sul;
  • 09/06 – Bate-papo em Jaraguá do Sul;
  • Encerramento em Palhoça, com data a confirmar.

Serviço:
O que: Projeto “Recorte – Palhoça na Estrada” anuncia eventos em 10 cidades catarinenses
Quando: 
de fevereiro a junho deste ano.
Onde: 
nas cidades de São José, Laguna, Criciúma, Florianópolis, Lages, Blumenau, Rio do Sul, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul.

Informações à Imprensa:
Willian Schütz

Crédito das Foto:
Banda Yaju e os Hipertensos – Divulgação
Banda Akanoá – Divulgação
Banda Soul Cream – Julia Perosa

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.