Projeto musical e audiovisual ‘Viola Avançada’ será lançado em São Paulo dia 20/02

Pics Música e Cultura | Projeto musical e audiovisual 'Viola Avançada' será lançado em São Paulo dia 20/02
Créditos da Foto: Mário de Almeida
Pics Música e Cultura | Projeto musical e audiovisual 'Viola Avançada' será lançado em São Paulo dia 20/02
Créditos da Foto: Mário de Almeida

Projeto idealizado por Dino Vicente e contemplado pelo ProAc, tem participações especiais de Ricardo Vignini, Edgard Scandurra, Toninho da Viola, Fábio Miranda e Kátya Teixeira

Criar novos sons a partir do recorte de violas brasileiras em vários fragmentos, reagrupados de maneira diferente. Partindo dessa busca de novas perspectivas sonoras e artísticas para o instrumento, símbolo da cultura popular brasileira, foi desenvolvido o projeto musical e audiovisual “Viola Avançada” quserá apresentado no próximo dia 20 de fevereiro, às 14h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

Idealizado pelo músico, produtor e artista sonoro Dino Vicente, o Projeto Musical “Viola Avançada” é composto pela pesquisa sonora; um curta-documentário dirigido por Mário de Almeida, da Maravilha Filmes; um EP conceitual disponível nas plataformas digitais; cinco vídeos experimentais e o plugin “Adeus Viola“, um aplicativo desenvolvido por Paulo Itaboraí para manipulações sonoras.

Viola Avançada” é uma produção do Programa de Ação Cultural (ProAC Direto 38/2021Maravilha Filmes e Maracujá Cultural. Realização Cult SP e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Participam do Projeto “Viola Avançada” os músicos: Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock)Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!)Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba)Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador) e Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira).

Para participar do lançamento, que terá a presença de Dino Vicente, Mário de Almeida, Paulo Itaboraí e Ricardo Vignini, é preciso se inscrever gratuitamente no site abaixo, as vagas são limitadas:
https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

PALESTRANTES
Dino Vicente: Músico, produtor, artista sonoro e vem atuando em diversas áreas ao longo de 50 anos de carreira. Trabalhou com diversos artistas como Cesar Camargo Mariano, Arrigo Barnabé, Rita Lee, Belchior. Produtor e compositor de  trilhas sonoras para longas e documentários.

Mário de Almeida: Documentarista, diretor, roteirista e produtor. Pesquisa cultura e música popular, temáticas sobre as quais já realizou diversos documentários de curta e longa-metragem.

Paulo Itaboraí: Artista-pesquisador, tecnólogo musical, e físico. Atua na área de computação musical e performance com eletrônica em tempo real. Pesquisa aplicações de tecnologias emergentes (como computação quântica), na música experimental e contemporânea.

Ricardo Vignini: Membro fundador da banda Matuto Moderno (1999), pioneira na fusão de rock com música caipira, também faz parte do duo Moda de Rock com o violeiro Zé Helder, apresentando releituras de clássicos do rock. Tem diversos álbuns solos gravados, entre eles, os mais recentes “Cubo” (2020) e “Raiz” (2021).

O PROJETO
O ponto de partida da viagem musical do “Viola Avançada” foi registrar em áudio e vídeo os violeiros convidados em seus habitats, os diferentes tipos de viola, de gestos e repertório, compondo assim um grande banco sonoro. Dino Vicente explica que desde a captação do áudio e durante as filmagens do projeto “Viola Avançada” foram utilizadas diversas ferramentas digitais, analógicas e mecânicas.

Nossa proposta fio descobrir novas possibilidades sonoras para as violas brasileiras, a partir do encontro da mesma com a música eletrônica experimental, desconstruindo esse tradicional instrumento. Podemos usar como imagem a ideia de picotar, recortar uma viola brasileira em milhões de pedacinhos até se tornarem grãos e reorganizá-los de outras formas. E daí surge o questionamento: Que tipo de música seria possível obter com esse novo instrumento virtual?”, indaga Vicente.

O curta-documentário Viola Avançada, dirigido por Mário de Almeida, acompanha todo processo de produção, desde as saídas para as gravações até as captações dos áudios e imagens dos artistas em seus habitats.  “Não é apenas um registro do que acontece, o curta faz parte do processo do registro. Filmar e gravar é uma coisa só. Tanto que os próprios áudios das filmagens e gravações foram utilizados para fazer as faixas do EP e nós estamos presentes enquanto tudo está sendo produzido, criado. Essa faceta do projeto ser o fluxo das coisas acontecendo, não é apenas transmitido ou abordado pelo documentário, ele é próprio documentário”, explica Almeida.

Entre as curiosidades do elenco está a participação de Toninho da Viola, violeiro, arranjador e tocador de “Cururu” de Piracicaba, cidade que durante metade do século 20 reuniu muitos tocadores e cantores do Cururu. Outro destaque do Projeto é presenciar Edgard Scandurra, fundador, guitarrista e compositor do IRA!, tocando viola pela primeira vez.

SERVIÇO:
Lançamento do projeto Viola Avançada
Data:
 20/02, das 14h às 17h30
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista – São Paulo
Inscrições gratuitas: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br

CONHEÇA O PROJETO “VIOLA AVANÇADA”:
Instagram:
 https://instagram.com/violaavancada
YouTube:
 www.youtube.com/@violaavancada

FICHA TÉCNICA “VIOLA AVANÇADA”:
Idealização do Projeto “Viola Avançada” e do plugin “Adeus Viola”: Dino Vicente
Direção, montagem e finalização: Mário de Almeida
Produção: Gabriela Góes (Maracujá Cultural)
Direção de Fotografia: Biel Ribeiro
Curadoria: Dino Vicente e Mário de Almeida
Produção Audiovisual: Maravilha Filmes
Desenvolvimento do plugin “Adeus Viola” e Atuadores : Paulo Itaboraí

ELENCO:
– Ricardo Vignini (violeiro e fundador da banda Matuto Moderno e do duo Moda de Rock)
– Edgard Scandurra (fundador, guitarrista e compositor do IRA!)
– Toninho da Viola (violeiro, arranjador e tocador de ‘Cururu’ de Piracicaba)
– Fábio Miranda (Mestre em Música, produtor cultural, arte-educador)
– Kátya Teixeira (cantora, instrumentista e compositora paulistana, pesquisadora da cultura popular brasileira)

Informações para Imprensa:
Ellen Bacci Fernandes

PUBLICIDADE