2024 vai ser um ano importante para os blocos de carnaval em Porto Alegre

Créditos da Foto: Adri Marchiori

Produtora Pro.Bloco, através do edital para Projetos dos Blocos de Rua do Carnaval, da Prefeitura de Porto Alegre, prepara programação ampla e diversa com mais de 30 blocos em diferentes pontos da cidade

Uma das vencedoras do edital para Projetos dos Blocos de Rua do Carnaval, da Prefeitura de Porto Alegre, a produtora Pro.Bloco está preparando uma grande programação de carnaval de rua para este ano. Transitando por diversas regiões da cidade, o projeto propõe um cronograma de carnaval gratuito e aberto a toda a população, para além do Porto Seco e dos quatro dias tradicionais de folia.

De 4 de fevereiro a 10 de março, as ruas de diversos bairros de Porto Alegre serão ocupadas por mais de trinta blocos, distribuídos em três circuitos: Carnafolia Restinga, Orla da Diversidade e Circuito das Famílias. A festa mais popular e democrática do Brasil reunirá blocos como Turucurá, Afro Sul Odomodê, Banda da Saldanha, Não Mexe Comigo que eu não Ando Só, Avisem a Shana, entre muitos outros.

Depois de alguns anos sem investimento significativo no carnaval de rua da cidade, a prefeitura abriu edital para projetos de blocos de rua – e algumas produtoras foram contempladas. Felizmente a Pro.Bloco é uma delas e teremos, então, sete datas na programação do carnaval de rua“, explica Ian Angeli, coordenador da Pro.Bloco.

Nós vamos entregar um carnaval grandioso, com a estrutura e a alegria que Porto Alegre merece: organizado, de excelência, com atrações de qualidade, pensando em estabelecer uma relação boa com a cidade, respeitosa com os blocos e que sirva de exemplo para Porto Alegre“, afirma Angeli.

CARNAVAL DE RUA EM TRÊS CIRCUITOS:

CARNAFOLIA RESTINGA
O Circuito Carnafolia Restinga visa consolidar a comunidade da Restinga em uma grande festa comunitária, com os diversos blocos locais. No dia 4 de fevereiro, a  Av. Macedônia recebe os blocos mais tradicionais do bairro: Bloco das Donzelas, o Bloco da Santana, o Bloco do Capeta, o Bloco do Pavão e o Bloco da Turma da Buzina, além da presença do bloco convidado Turucutá.

ORLA DA DIVERSIDADE
Serão quatro dias de muito carnaval na orla da cidade, com organização, boa estrutura e uma excelente experiência a todos os presentes, com dois trios elétricos por dia, estrutura de banheiros e bares por todo o espaço.

No dia 17/2, a estrela será a TURUCUTÁ, um dos maiores blocos de Porto Alegre, conhecido por fazer dezenas de músicas e ritmos com instrumentos de escola de samba. Junto com eles, o BLOCO DELAS, oriundo do grupo Samba Delas, destaque da noite porto alegrense com muito samba, BLOCO DO ISOPOR e o LULABLOCO, ex-Ai que Saudade do Meu Ex.

No dia 18/2, um passeio pela história de Porto Alegre. O grande destaque é a BANDA DA SALDANHA, com dezenas de desfiles históricos. Junto com eles, a TRIBO CARNAVALESCA GUAIANAZES, que representa todo o histórico de Tribos Carnavalescas, elementares para a constituição do carnaval de Porto Alegre como conhecemos. Para complementar a festa, um grande baile BLOCO DA JUNÇÃO vem trazendo seu balanço e swing pra fazer o povo dançar e a ZIRIGUIDUM.

No dia 2/3, o carro chefe é o FILHOS DO CUMPADI WASHINGTON, trazendo o melhor do pagode dos anos 90. Com eles, vem as gurias do NÃO MEXE COMIGO QUE EU NÃO ANDO SÓ, bloco formado exclusivamente por mulheres; a Fanfarra AVISEM A SHANA QUE SÁBADO VAI CHOVER e BLOCO DO BEIJO.

Para fechar o Circuito da Diversidade, no dia 10/3 tem BLOCO DA GURIZADAÍ – MISTURAÍ, BORBULHAS DE AMOR, NO CAMINHO TE EXPLICO, BATE SOPRA E encerra com TECKNÃO – BOA NOITE CINDERELO.

Os blocos vão circular entre as rótulas, no sentido Cuias-Gasômetro, garantindo melhor sonoridade e impacto para o Guaíba, e permitindo a circulação de famílias no sentido contrário, aproveitando a ampla área de lazer.

CIRCUITO DAS FAMÍLIAS
O carnaval é, antes de tudo, um evento das famílias, local de compartilhar a felicidade entre as gerações compartilhando a alegria e a diversidade. Neste sentido se propõe o Circuito das Famílias, com a lembrança de antigos carnavais, de Porto Alegre e de todo Brasil, pensando na formação de novo público para perpetuar a alegria dos blocos. O Circuito das Famílias será nos dias 3 e 9 de março. Entre os destaques estão o BLOQUINHO DAS CRIONÇAS, AFROSUL ODOMODÊ, TOQUE DE COMADRE, CARNAVAL DA BRASA LUNERA E COLETIVO DE CANDOMBE DE PORTO ALEGRE, entre outros.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA PRO.BLOCO
Dia 04/02
CARNAFOLIA DOS BLOCOS DA RESTINGA
AV. MACEDÔNIA

13:30 Pavão 
15h Capeta 
16:30 Santana 
18h Buzina 
19h Turucutá 
20h Donzelas

Dia 17/02
CIRCUITO DA DIVERSIDADE
EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)

15h Lulabloco 
16:30 Bloco do Isopor
18h Bloco Delas
19:30 Turucutá

Dia 18/02
CIRCUITO DA DIVERSIDADE
EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)
15h Tribo Guaianases
16:30 Ziriguidum
18h Bloco da Junção 
19:30 Banda da Saldanha

Dia 02/03
CIRCUITO DA DIVERSIDADE
EDVALDO PEREIRA PAIVA (Circulação entre Rótula das Cuias, sentido Cuias – Gasômetro)

15h Bloco do Beijo
16:30 Não Mexe Comigo que Não Ando Só
18h Avisem a Shana que Sábado Vai Chover
19:30 Filhos do Cumpade Washington

Dia 03/03
CIRCUITO DAS FAMÍLIAS
PRAÇA ESTADO DE ISRAEL (Menino Deus)

14:30 Bloquinho Infantil Crionças
15:30 Bloco do Pirulito
17h Do Jeito que tá vai
18:30 Bloco da Praça

Dia 09/03
CIRCUITO DAS FAMÍLIAS
PRAÇA DAS NAÇÕES (Petrópolis)

15:30 Toque de Comadre
17:00 La Brasa Lunera
18h Maracatu
19:30 Bloco Afrosul Odomodê

Dia 10/03
CIRCUITO DA DIVERSIDADE
EDVALDO PEREIRA PAIVA – ESCADARIA DA ORLA, PRÓXIMO À ENTRADA DO PARQUE HARMONIA

17h – Bloco da Gurizadaí – Misturaí.
17:40 – Borbulhas de Amor
18:20 – Magma Groove
19h – No Caminho te Explico
20h – Bate Sopra
21h – Tecknão – Boa Noite Cinderelo

* Em caso de chuva, a programação será transferida.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.