Rashid anuncia a pré-venda de Soundtrack, sua primeira HQ, que resgata o poder da música na sociedade

O rapper se une ao ilustrador Guilherme Match e apresenta a novidade oficialmente na décima edição da CCXP, marcada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro

Amplificando a relação entre a cultura do hip hop e os quadrinhos, Rashid faz seu debut no universo das HQs com o anúncio de Soundtrack. O projeto explora como o subconsciente dos fãs é afetado ao receber a música de seus ídolos, e já está disponível para pré-venda (acesse aqui). O lançamento oficial acontece na CCXP 2023, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, em São Paulo. Em colaboração com o ilustrador Guilherme Match, o rapper paulistano mergulhou no repertório de seu disco Tão Real (2020) para construir a narrativa, que é amarrada visualmente pelo quadrinista. Soundtrack é uma publicação da editora JBC sob o selo JBStudios.

Com prefácio assinado por Emicida, posfácio do crítico de cinema PH Santos e depoimentos do escritor Alê Santos e do criador de conteúdo Load Comics, a HQ tem a música como fio condutor. “Criamos uma história sobre o fazer arte e ser impactado por ela, numa metáfora que tenta tanto desvendar quanto jogar ainda mais luz sobre a beleza na relação entre fã e ídolo”, resume Rashid. O projeto traz uma sensibilidade já explorada em Movimento Rápido dos Olhos (2022), quinto disco de estúdio lançado pelo músico. 

A estética é a nossa: um protagonista negro descobrindo o mundo a partir de seu sonho e missão, num universo urbano recheado de referências em capas de discos e livros, no streetwear e em cenários que remetem aos clipes clássicos de Rap dos anos 2000”, explica Rashid, que é autor do livro Ideias Que Rimam Mais Que Palavras (2018). Em Soundtrack, a história de Mayk, personagem principal que é um MC num universo em que os MC’s são como médicos, coloca a música como um remédio para a melhora dos pacientes.

Dezenas de easter eggs foram inseridos na narrativa construída pela dupla Rashid e Guilherme. “Foi um trabalho criativo totalmente diferente do que estou acostumado, uma baita experiência”, lembra o rapper. Entre as referências, Rashid lista desde o caso do MF Doom, que usava a máscara de um personagem de HQ, até a Laboratório Fantasma (uma das principais produtoras do país, fundada por Emicida e Evandro Fióti), cujo nome é inspirado em uma história em quadrinhos.

A pré-venda da HQ já está disponível pela Amazon (acesse aqui), e terá seu lançamento oficial na próxima edição da CCXP, marcada para os dias 30 de novembro a 3 de dezembro, na São Paulo Expo. Rashid inclusive integra a programação com um show no Palco Creators, dia 1° de dezembro, às 20h.

Pré-venda: Já disponível aqui
Vendas gerais: A partir do dia 30 de novembro

Soundtrack:
Autoria:
Guilherme Match e Rashid 
Gênero: Aventura, distopia 
Recomendação etária: 14 anos 
Editora: JBC

SERVIÇO: 
CCXP 2023Datas: 
de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2023.     
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP.     
Horário de funcionamento do evento:    
Quinta-feira (30/11/2023), das 12h às 21h.     
Sexta-feira (01/12/2023), das 12h às 21h.     
Sábado (02/12/2023), das 11h às 21h.     
Domingo (03/12/2023), das 11h às 20h.
Ingressos:  Acesse aqui

Informações para imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.