Coala Festival completa 10 anos e expande atuação com a sua primeira edição em Portugal

Créditos: @juliabandeiraph

A estreia no continente europeu acontece em Cascais, em junho de 2024

Fortalecendo a música brasileira desde 2014” e “a música brasileira é foda” foram duas frases que circularam com força pela edição do Coala Festival 2023. Mais do que isso, estas são afirmações que traduzem a história traçada pelo evento até aqui, da forma e do propósito como foi concebido, até a curadoria e a experiência proporcionada para o público e para o artista.

Anualmente, os organizadores do Coala pensam em maneiras de superar o evento anterior e, como a marca chega à sua décima edição em 2024, o desafio está lançado em proporções ainda maiores, o que inclui também uma expansão geográfica.

Em São Paulo, o Coala Festival já tem data agendada: a comemoração de uma década acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Memorial da América Latina. Antes, contudo, vem a novidade: nos dias e 2 de junho, o Coala atravessa o Atlântico para realizar a sua primeira edição fora do país. A estreia internacional será em Cascais, em Portugal, e já tem Gilberto Gil confirmado na programação (assista aqui).

A música brasileira é o que nos move e o que trouxe o Coala Festival até aqui. Sempre trabalhamos para fortalecer os artistas nacionais. Viramos referência no Brasil e, agora, temos a missão de levar a nossa identidade para Portugal. É um passo muito importante para gente“, comenta Gabriel Andrade, sócio-fundador e curador do Coala Festival.

A proposta desta primeira edição portuguesa é ampliar os horizontes e entregar um line-up que combina os acordes brasileiros com a música lusófona. Para isso, além de Gabriel, o Coala Festival Portugal também convida o músico e escritor angolano Kalaf Epalanga para somar na curadoria.

Quando se completa 10 anos de caminhada, expansão é algo inerente à importância e aos feitos conquistados ao longo deste período. Não à toa, o Coala Festival partiu de um evento para se tornar uma marca de música, que, em 2023, foi anunciada como Coala Music. Com a intenção de fortalecer os artistas nacionais em outras frentes – para além do festival –,  o Coala Music abriga as seguintes iniciativas: Coala Records (selo de música), Coala Management (gerenciamento de carreira de artistas), Coala Studios (conteúdo e consultoria), AKQA Coala.Lab (uma agência criativa com a AKQA) e Coala TV (canal digital de conteúdo de música).

Em breve, mais novidades sobre a edição brasileira e portuguesa do Coala 2024.

SERVIÇO:
Coala Festival Portugal
Data:
 1 e 2 de junho de 2024
Local: Cascais, Portugal
Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/coalafestival.pt

Coala Festival Brasil
Data:
 6, 7 e 8 de setembro de 2024
Local: São Paulo, Brasil
Acompanhe aqui: https://www.instagram.com/coalafestival

Informações para Imprensa:
Trovoa Comunicação

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Trovoa Comunicação e marcado , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.