Luiz Fernando Sá ministra curso sobre filosofia da percepção no Centro Cultural 25 de Julho

Palestra gratuita sobre as bases do conhecimento abre a programação na próxima quinta-feira, dia 5 de outubro, às 19h30

O Prof. Dr. Luiz Fernando Sá estará no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre no dia 5 de outubro, às 19h30, ministrando uma palestra gratuita sobre as relações figurativas por detrás das operações formais do pensamento. O evento marca a inauguração do Curso de Filosofia da Percepção que ele conduzirá de 12 de outubro a 21 de dezembro no local, com dez encontros, sempre nas quintas-feiras à noite, para discutir temas fundamentais da história da filosofia, como verdade, beleza, justiça, tempo, conhecimento, felicidade e o sentido da vida.

A palestra de apresentação parte da crítica do filósofo alemão Immanuel Kant, um dos principais pensadores do Iluminismo, para discutir a definição das bases do conhecimento. Para participar, não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição prévia. Já as matrículas para o curso podem ser feitas na recepção do centro cultural, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp/Telefone (51) 98175-8225. A carga horária será de 90 minutos por semana. O investimento é de R$ 400 reais por mês, com desconto de 50% para estudantes de graduação.

O conteúdo programático do curso passa pelas correntes de pensamento oriental, os quatro períodos da filosofia grega, o pensamento medieval, o renascimento do pensamento clássico, o conflito entre correntes inglesas e francesas, o espaço e o tempo no idealismo alemão, a percepção para a dialética e o positivismo, os escritores românticos, fenomenologia e existencialismo, assim como a percepção para a Escola de Frankfurt.

PUBLICIDADE

Luiz Fernando é doutor em educação, mestre em psicologia e graduado em física pela UFRGS. Possui especialização nas áreas de psicologia da educação, ciências da computação e filosofia pela mesma universidade. Tem mais de 40 anos de atuação como professor de física e de filosofia em nível secundário e superior e dez anos de experiência na composição de bancas de prova de vestibular da UFRGS e da UPF.

Tem experiência de consultoria na área de ensino de física para a PUCRS, para a Unisinos e para a ULBRA. Apresentou palestras e cursos de curta duração em diferentes universidades, destacando-se o curso Micromundos em computador, apresentados na USP, na UFMG, na UFRJ, dentre outras; e o curso de física experimental na UNESC. Foi coordenador de ensino no Colégio de Aplicação da UFRGS por oito anos, sendo responsável pela confecção do currículo de física em instituições como o Colégio de Aplicação e o Colégio Leonardo da Vinci de Porto Alegre.

Dentre suas publicações, destacam-se o livro produzido a partir de sua tese de doutorado, Semiótica da Percepção: as Relações Figurativas por detrás das Operações Formais do Pensamento, e os capítulos Espaço, Relações Formais e Estados Perceptivos, publicado na obra Aprendizagem e Conhecimento Escolar, e Noções de Espaço e Desenvolvimento dos Conceitos de Física, inserido em Revisitando Piaget, organizado por Fernando Becker e Sérgio Roberto Franco.

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
Palestra de apresentação do Curso de Filosofia da Percepção
Com o Prof. Dr. Luiz Fernando Nunes Sá
Dia 5 de outubro, quinta-feira, às 19h30
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre (Rua Germano Petersen Júnior, 250 – Auxiliadora – Porto Alegre/ RS)

Entrada franca

Curso de Filosofia da Percepção
Com o Prof. Dr. Luiz Fernando Nunes Sá
De 12 de outubro a 21 de dezembro
Quintas-feiras, das 19h30 às 21h
Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre 
Investimento: R$ 400 por mês, com desconto de 50% para estudantes de graduação

Inscrições pelo e-mail [email protected] e pelo pelo WhatsApp/Telefone: (51) 98175-8225 

Assessoria de Imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação

PUBLICIDADE

Créditos da Imagem:
Retrato do filósofo alemão Immanuel Kant, feito pelo artista Johann Gottlieb Becker, em 1768

PUBLICIDADE