Um café com Guilherme Castel – Novo EP do artista chega às plataformas de streaming no dia 6 de outubro

No dia 6 de outubro (sexta-feira), o cantor, compositor, instrumentista, ator e poeta Guilherme Castel lança o EP “O Tempo de um Café”

As quatro faixas – “Passageiro”, “Seguro Sozinho”, “Best-seller Blockbuester” e “Seco” – foram gravadas no Estúdio Transcendental, em Porto Alegre, com produção musical de Tiago Becker, que também assina a mixagem e a masterização. Para este trabalho, Castel convidou Beto Chedid (violões e guitarra), Caião Maurente (contrabaixo) e Fernando Sessé (percussão).

O projeto busca por uma sonoridade bastante orgânica, traduzindo nos arranjos e elementos musicais a mensagem de cada uma das composições. Da milonga repaginada de “Seco” ao gypsy jazz de “Best-seller Blockbuster”, o conjunto de temáticas representa o recorte temporal dos últimos anos vividos pelo artista.

Com distribuição pelo selo FO/GO Music, em parceria com a gravadora InGrooves, “O Tempo de um Café” estará disponível em todas as plataformas e, também, em vídeos no YouTube, gravados no próprio Transcendental, na versão completa e dividido em cada uma das faixas.

Guilherme Castel nasceu em Igrejinha (RS), em 1989, mas passou boa parte da vida em Porto Alegre, onde fixou residência. Também morou no Rio de Janeiro, Florianópolis e Coimbra (Portugal).

Criado em uma família repleta de músicos amadores, a música e a arte em geral estão presentes desde a infância – ensaiou os primeiros acordes num violão velho aos nove anos de idade. Como cantor, compositor, ator e escritor, Castel busca em seu trabalho reunir e ressignificar suas influências e vivências cotidianas.

Suas principais referências são os artistas do movimento tropicalista, além do inegável exemplo maior, o uruguaio Jorge Drexler. Mesclando o que ouviu e viu durante cada fase da vida, ele combina elementos da MPB com ritmos e estilos do resto do mundo, o que faz com que seu repertório seja bastante variado, indo do xote ao fado, passando pelo reggae, pela milonga renovada de Vitor Ramil e pelo rock gaúcho das décadas de 70 a 90.



Com os lançamentos do EP “Hoje” e de outros diversos singles distribuídos pelo FO/GO, já conta com mais de 2,5 milhões de streams somente no Spotify.

Depois de fundar e compor diversas bandas ao longo de seus 34 anos, a carreira solo autoral veio em 2020 com o lançamento do primeiro single, “O que levar na mochila quando for fugir de casa“.

Redes Sociais e Plataformas Digitais: https://linktr.ee/guilhermecastel

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Créditos:
Clara Beatriz

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Música, Projecão Cultural, Roberta Amaral e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.