Memorial Judiciário do RS apresenta dia 19 “Orfeu e Euridice”, de Gluck

Com curadoria de Flávio Leite, a ópera ocorre no Auditório Oswaldo Stefanelo do Palácio da Justiça, às 18h30. Entrada gratuita

A próxima edição do Terça Lírica do Memorial do Judiciário Gaúcho apresenta, no dia 19 de setembro, a ópera “Orfeu e Euridice, de C. W. Gluck (1714 – 1787).

O mito de Orfeu, o mais talentoso de todos os músicos e filho do deus Apolo, que desce aos infernos para resgatar sua amada Euridice, volta à cena em uma roupagem contemporânea com três membros Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS): o contratenor Gonzalo Lamego no papel de Orfeu e as sopranos Raquel Fortes e Gaia Schenini interpretando, respectivamente, Euridice e Amore. A direção artística é de Flávio Leite, com iluminação de Veridiana Mendes.

Um dos mais importantes compositores de seu tempo, Christoph Willibald Ritter von Gluck foi considerado o grande reformador da ópera clássica por equilibrar a importância da música e da ação dramática. “Orfeu e Eurídice” – escrita originalmente em 1762 e apresentada em italiano em Viena – é a obra mais representativa dessa tendência. Em 1774, ele a reelaborou para ser cantada em língua francesa na Ópera de Paris, com um tenor no papel principal.

PUBLICIDADE

Gluck compôs mais de vinte obras no gênero, com as quais viajou por diversos países da Europa, em turnês de pequenas companhias operísticas. Em 1754, fixou residência em Viena, onde passou a atuar como mestre de capela do imperador Leopoldo II, que lhe conferiu o título de nobreza “Ritter von Gluck” (ou “Cavaleiro Gluck”).

Terça Lírica é um projeto realizado pelo Memorial do Judiciário RS, com curadoria de Flávio Leite. A série de óperas em formato “de bolso”, montadas e apresentadas didaticamente, nasceu há doze anos com o intuito de aproximar o público do gênero e dar oportunidade aos profissionais em início de carreira.

FICHA TÉCNICA
Direção artística:
 Flávio Leite
Iluminação: Veridiana Mendes
Pianista: Patrick Menuzzi
Orfeu: Gonzalo Lamego, contratenor
Euridice: Raquel Fortes, soprano
Amore: Gaia Schenini, soprano
Visagismo: Jou Bennemann

PUBLICIDADE

SERVIÇO
19 de setembro | Terça-Feira | 18h30
Orfeu e Euridice, ópera de C. W. Gluck
Onde:
 Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul – TJRS (Praça Marechal Deodoro, 55 – Centro Histórico)
Duração: 60min | Espetáculo será legendado simultaneamente
ENTRADA GRATUITA

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Créditos das Fotos:
Vitor Ceolin

PUBLICIDADE