A partir do dia 6 de setembro se iniciam as primeiras atividades formativas, com atores e diretores que integram a grade do festival. Confira como se inscrever e participar
Já tradicional na programação do festival Porto Alegre em Cena, as atividades formativas oferecem oficinas de teatro, dança, teatro de rua, teatro de bonecos para atores, brincantes, bailarinos, estudantes, escritores, dramaturgos e curiosos sobre as artes cênicas em geral. Confira abaixo a programação e como se inscrever para participar do eixo educacional do festival.
O ATOR E A CENA EM QUESTÃO: PROXIMIDADES E ESPECULAÇÕES
Com Cesar Augusto (Cia. dos Atores)
06 de setembro, quarta-feira, das 14h às 20h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Hermes Mancilha (4º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 12 / Público: maiores de 16 anos
Cesar Augusto é membro da Cia. dos Atores desde a sua formação como ator, diretor, produtor e cenógrafo. Há 10 anos, dirige o TEMPO_FESTIVAL, festival internacional no Rio de Janeiro. Trabalhou em diversos espetáculos de teatro ao longo de sua carreira como ator, em temporadas nacionais e internacionais. Por “Conselho de Classe”, foi indicado ao prêmio APTR de melhor ator protagonista. Em 2017, foi agraciado pelo prêmio APTR, categoria especial, pela multiplicidade de ações artísticas.
A partir de exercícios práticos, esta oficina abordará temas que envolvem o universo, o texto, a atuação e as múltiplas possibilidades da cena. É voltada para alunos com alguma prática nas artes cênicas (noções básicas) — atores, bailarinos, diretores e dramaturgos interessados no jogo cênico e em atuação.
Link para inscrição: bit.ly/oatoreacena
ATRAVESSAMENTOS DO CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO
Com Gilberto Gawronski (Cia. dos Atores)
06 de setembro, quarta-feira, das 14h às 20h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Romeu Grimaldi (3º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 16 / Público: performers, escritores e encenadores
Gilberto Gawronski é diretor, cenógrafo e ator com importantes prêmios em seu currículo: Shell, Mambembe, Sharp, APCA, Qualidade Brasil e Açorianos. Dirigiu dança contemporânea, óperas e textos teatrais. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, apresentou durante 15 anos a criação performática do conto “Dama da noite”, de Caio Fernando Abreu, em vários países e em diferentes idiomas. Atuou no espetáculo “A Ira de Narciso”, pelo qual recebeu o Prêmio Shell e Aplauso Brasil em 2019.
A oficina aborda a criação artística da dramaturgia clássica para uma outra, contemporânea, e seus atravessamentos. Nela, serão propostos exercícios de dramaturgia criada com recursos de auto-ficção e abordagens de dramaturgia clássica com uma leitura contemporânea de atuação. Para o encontro, cada participante deve levar um trecho de solilóquio clássico de duração curta, preferencialmente já memorizado.
Link para inscrição: bit.ly/doclassicoaocontemporaneo
O TEATRO LIVRE DE RUA E O BRINCANTE
Com Junio Santos (Movimento Popular Escambo Livre de Rua)
06 de setembro, quarta-feira, das 14h às 16h
Ateliê PUCRS Cultura – AV. Ipiranga, 6681 – Térreo do prédio 30
Vagas: 20 / Público: Livre
Junio Santos é dramaturgo, músico e intérprete do Movimento Escambo. Em seus 25 anos de existência, o movimento já realizou 55 grandes encontros chamados de Escambo e 36 encontros de articulação batizado de escambito. Está presente em diversos Estados brasileiros, tendo o prazer de já ter recebido o TIA em algumas realizações.
A oficina se dá em clima de fluidez, proposta e estimulada pelos participantes a partir da liberdade de escolha e do leque de possibilidades e instrumentalização dos brincantes populares.
Link para inscrição: https://bit.ly/teatrolivrederua
CONSTRUÇÃO DA FORMA E DO MOVIMENTO: OFICINA DE TEATRO DE BONECOS
Com Paulo Fontes
12 de setembro, terça-feira, das 14h às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Marcos Barreto (4º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 20 / Público: maiores de 18 anos
Paulo Martins Fontes, nascido na cidade de Salvador (1968), é ilustrador e ator-bonequeiro. Fundador da Cia Gente Falante – Teatro de Bonecos, criada em 1991, ministra oficinas em teatro e teatro de animação. Radicado em Porto Alegre, dedica-se a uma extensa pesquisa da linguagem de teatro em formas animadas (bonecos, sombras, miniaturização etc), atuando em diversos campos, como o da televisão, do cinema e da produção.
Sinopse da oficina: Esta oficina propõe uma dinâmica de sensibilização e estudo das possibilidades de movimentos e preparação corporal para manipulação, a partir do uso de boneco de exercício de luva francesa e boneco de varas. Nela, serão propostos exercícios de aquecimento e preparação corporal para manipulação da luva e das varas, movimento das mãos associados à estrutura anatômica humana e mobilidade empregada na técnica das varas, trabalhando aspectos como movimentação e foco.
Link para inscrição: https://bit.ly/teatrodebonecospoaemcena
Danças Furiosas: organizando os ódios a partir da metodologia da Dança da Indignação
Com Gal Martins
16 de setembro, sábado, das 14h às 17h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Marcos Barreto (4º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 20 / Público: estudantes e artistas
Gal Martins é artista e pensadora em dança, Dr.h.c em Arte e Cultura, Gestora Cultural e Socióloga. Em 2002, criou a Cia Sansacroma, grupo paulistano de dança contemporânea preta, e em 2016 a Zona Agbara, grupo de dança formado por mulheres negras e gordas. Idealizadora da metodologia de formação em dança denominada A Dança da Indignação e do festival de dança Circuito Vozes do Corpo, já atuou como curadora e assessora artística da 13ª do programa Dança Contemporânea do Sesc TV. Recebeu indicações e contemplações ao Prêmio APCA e em 2021 foi vencedora do Prêmio Governador do Estado na categoria Cultura Urbana. Atualmente, também atua como Supervisora Artística Pedagógica do Programa Fábricas de Cultura e é membro do Fórum de Danças da Zona Sul e Oeste.
A oficina coreográfica propõe uma vivência baseada na Dança da Indignação, que refere-se a uma linguagem estética em dança que busca reverberar indignações coletivas, a partir de uma abordagem poética e política que traz signos e elementos singulares na intersecção entre arte e vida, vida e arte.
Link para inscrição: https://bit.ly/dancasfuriosas
A ANTROPOFAGIA NO CORPO: DE(CU)LONIALISMOS E TRANSESPECISMOS
Com Alexandra Gonçalves Dias
23 de setembro, sábado, das 14h às 16h
Casa de Cultura Mario Quintana – Sala Lili Inventa o Mundo (5º andar) – R. dos Andradas, 736
Vagas: 20 / Público: maiores de 18 anos
Alexandra Dias é artista da dança e professora da UFPEL. PhD em Dança pela University of Roehampton, pesquisa a antropofagia em processos contemporâneos de composição coreográfica. Recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança e o Prêmio Açorianos de Melhor Produção pelo espetáculo Instruções para Abrir o Corpo em Caso de Emergência. Foi diretora da Cia. Olhar do Outro de Pelotas, com a qual realizou os espetáculos Olhar do Outro e Palco de Feiras. Atualmente, é diretora da OUTRO Dances, de autoria dos espetáculos Bitch, Cães e Animal Noturno.
Esta oficina-performance, fruto da pesquisa antropofágica realizada pelo grupo OUTRO Dances, trabalha a ativação da antropofagia de(cu)lonial no corpo, a partir da experiência de criar um corpo apto à devoração, seguido pela ação de antropofagizar o outro. A oficina resulta de uma pesquisa-guiada-pela-prática conduzida nos estudos de doutoramento da professora e artista Alexandra Dias, na University of Roehampton (Londres).
Link para inscrição: https://bit.ly/antropofagianocorpo
OFICINAS do Porto Alegre em Cena
Teatro, dança, teatro de rua, teatro de bonecos, dramaturgia
De 06 a 23 de setembro
Realização: Prefeitura de Porto Alegre/SMCEC, PUCRS e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução
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Crédito das Fotos:
Guilherme Assano e Camila Albrecht