O centenário de Waldir Azevedo será celebrado no projeto O Samba é Meu Dom – 10 anos de Shows no Teatro Sinduscon-RS

Paulo Carvalho, acompanhado por Luiz Machado e pela banda do projeto, homenageia esse imenso artista, em show dia 31 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS. A entrada é franca

Depois de ministrar uma série de aulas no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, dentro do eixo educativo do projeto O Samba é Meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, Paulo Carvalho, acompanhado pelo convidado especial Luiz Machado, apresenta um show muito especial, repleto de emoção. Trata-se das celebrações do centenário de um dos maiores compositores brasileiros, Waldir Azevedo, homenageado dentro deste projeto que resgata a história da música brasileira e traz para o palco, para que o público possa ouvir e se encantar. O show acontece dia 31 de agosto, quinta-feira, às 20h, no Teatro Sinduscon-RS.

Para celebrar esta data especial, Paulo Carvalho, cavaquinista especialista na obra de Waldir Azevedo convidou outro bamba no assunto, o professor Luiz Machado, fundador da tradicional Oficina de Choro – um movimento que resultou em toda uma geração de novos chorões na cidade e revitalizou não só o choro como também a cena do samba no sul do país -, para uma homenagem especial a Waldir Azevedo, apresentando um recorte da obra desse artista, considerado um gênio do cavaquinho que elevou o instrumento ao posto de solista e é um dos principais nomes do choro de todos os tempos.

No roteiro estão composições consagradas em uma seleção de trinta músicas, apresentadas de forma cronológica, algumas na íntegra, outras com trechos para ilustrar a narração feita por Paulo, que traçará a linha do tempo de Waldir Azevedo e sua obra. “O show será exclusivamente em comemoração ao centenário de nascimento de Waldir Azevedo (27/01/1923). Faremos um talk show, com narração de sua trajetória de vida pessoal e artística, desde o seu primeiro contato com a música e instrumentos, até a sua morte prematura, ocorrida em 20 de setembro de 1980”, afirma Paulo Carvalho.

PUBLICIDADE

A abertura será com a banda do Sinduscon, formada por Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Lucian Krolow (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação), apresentando a primeira música que Waldir Azevedo tocou em uma flauta e, posteriormente, entram Luiz Machado e Paulo Carvalho, junto com o Regional, para executar a obra de Waldir Azevedo ao cavaquinho.

Paulo Carvalho é cavaquinista especializado na obra de Waldir Azevedo. Dedica sua carreira profissional à obra do mestre do cavaquinho e inclusive possui um instrumento que pertenceu a Waldir. É dele o site oficial de Waldir e ao longo dos anos realizou diversas apresentações sobre o tema. Luiz Machado é professor de música, especializado em choro desde 1986. Formou diversos músicos que atuam no mercado nacional através de seu método próprio de ensino. Em 2003 fundou a Oficina de Choro, projeto que funciona hoje em dia sob a coordenação de seu aluno Mathias Pinto.

Sobre o projeto O Samba é Meu Dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS

PUBLICIDADE

No ano de 2023 completam-se dez anos de um projeto fundamental para a cidade, o Construção Cultural. O que começou com uma ideia visionária de unir a história do Sinduscon-RS à um projeto cultural nomeado Sindusom, deu tão certo que originou a efervescência de um teatro, o Teatro Sinduscon-RS, ao longo de uma década, movimentando milhares de pessoas em apresentações mensais, eventos e oficinas, oferecidos de forma gratuita para a comunidade. Esta iniciativa surgiu de uma equipe atenta aos anseios da cidade e à importância da cultura na formação de uma sociedade, que se fortalece à medida que se apropria de sua história e sua arte.

Dentro do guarda-chuva do Construção Cultural, o projeto traz em sua história mais de 80 shows de artistas que fizeram e fazem a história da música no RS. Em 2023 recebeu o nome de O samba é meu dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, e apresenta nesta nova temporada um perfil muito especial. Além dos shows tradicionais, sempre na última quinta-feira de cada mês, haverá uma circulação por municípios do RS e um projeto educacional composto por oficinas que irão traçar a linha do tempo da MPB brasileira a partir de exemplos práticos e da experiência do músico e professor Mathias Pinto, que assina a curadoria de todo o projeto. As oficinas serão oferecidas de forma gratuita para alunos de escolas estaduais.

Na programação de shows, no Teatro Sinduscon-RS e em municípios  do RS, estarão artistas em ascensão intercalados a artistas com larga trajetória, estabelecendo conexões entre diferentes públicos e valorizando a música popular brasileira, mais especificamente o samba e o choro. Natália Santos, Alexandre Susin e Glau Barros, já se apresentaram em maio, junho e julho, homenageando, respectivamente, as personalidades da música brasileira Jovelina Pérola Negra, Aldir Blanc, Clementina de Jesus. A partir de agosto integram a programação Luiz Machado e Paulo Carvalho, Adriana Deffenti, Valéria Barcellos e Rafael Rodrigues, em shows que celebram as trajetórias de Waldir Azevedo, Elis Regina, Alcione e Nei Lopes.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA DO PROJETO:
Mathias Behrends Pinto – Produção executiva e curadoria
Banda: Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão) , Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação)
Mateus Stanisckuaski  – Sonorização/Streaming/Iluminação
Fábio Schein  – Técnico de som e luz
Bebê Baumgarten – Assessoria de imprensa
Ananda Aliardi – Social mídia

SERVIÇO:
O que: Centenário de Waldir Azevedo – show com Paulo Carvalho e banda
Convidado especial: Luiz Machado
Quando: Dia 31 de agosto, quinta-feira, às 20h
Onde: Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146
Entrada franca

REDES SOCIAIS:
Instagram: https://www.instagram.com/teatrosindusconrs
Facebook: https://www.facebook.com/teatrosindusconrs

PUBLICIDADE

* Este projeto está sendo financiado pelo PRÓ-CULTURA e SEDAC-RS

Patrocínio: CMPC e Elevato

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Crédito da Foto:
Tiago Puerari

PUBLICIDADE