Ícone do site Pics Música e Cultura

Cult Circuito, festival que movimenta Viamão desde 2018, chega a sua 6ª edição em setembro, com shows, teatro, seminário, saraus e muito mais

Pics Música e Cultura | Cult Circuito, festival que movimenta Viamão desde 2018, chega a sua 6ª edição em setembro, com shows, teatro, seminário, saraus e muito mais

Democrática e inclusiva, a programação que se inicia dia 1 de setembro, traz todos os segmentos da arte, assim como trocas de saberes, eixo educativo, atividades para crianças

Desde 2018, o Cult Circuito movimenta a cidade de Viamão, na Região Metropolitana, com um festival democrático e aberto às participações artísticas. Realizado sempre em setembro de cada ano, propõe um circuito cultural na cidade e evidencia a produção artística e educacional dos profissionais da área, artistas e trabalhadores da cultura da região.

O festival, que acontece este ano entre 1 e 30 de setembro, além de estimular a produção artística, impulsiona a indústria criativa do município, impacta social e economicamente ao aproximar o público viamonense de seus agentes culturais, promove trocas entre artistas e público e gera receita ao fomentar toda cadeia produtiva cultural de Viamão. Desde a primeira edição, conta com a colaboração dos próprios artistas e admiradores da arte e da cultura para promovê-lo. E em 2023 não será diferente, porém neste ano, o projeto Cult Circuito está sendo realizado com recursos do Pró-Cultura RS, FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com recorde de inscritos em 2023, totalizando 94 inscrições para apresentações artísticas, oficinas – para crianças e adultos – e seminário, a equipe curadora, formada por profissionais que atuam na cultura de Viamão e de Porto Alegre, selecionou um total de 24 projetos, que integram a programação desta 6ª edição. “Levamos em consideração a inovação, a inclusão social, o fato de já ter participado do evento anteriormente, e priorizamos os residentes de Viamão, cidade sede do festival”, afirmam os curadores sobre os critérios de seleção.

O resultado é uma programação rica e diversa, que traz nomes já conhecidos da cena cultural do RS, como Lila Borges, Toque de Comadre, bandas, atividades para crianças, literatura de cordel, feira de artesanato e muita diversidade. No dia 14 de setembro, o festival promove o Sarau do Cult: Especial Aniversário de Viamão 282 anos, prestando uma homenagem a cidade que acolhe o festival e onde está a maior parte dos artistas que integram o Cult Circuito.

Entre os destaques da programação estão Maestro Sujo e o Sanatório Gotham, uma banda de música experimental formada em 2009 na cidade de Viamão, numa parceria que já rendeu quatro álbuns: “Toda psicodelia agora“, de 2013; “Estereocaos“, de 2015; “Experimentos do fim do mundo“, de 2017; e o mais recente “Estado de coma“, de 2020. Atualmente trabalham no quinto disco, com previsão de lançamento ainda em 2023. Participações em alguns importantes festivais, entre eles o Morrostock e o Morrodália, estão no currículo do grupo.

No teatro, Juliano Félix parte do texto O Navio Negreiro, de Castro Alves, para dialogar com o nosso passado e presente, misturando fatos históricos e políticos sobre a condição atual do negro no Brasil. “Negreiros – histórias que a história não conta” é um processo onde o navio de Castro Alves, serve como metáfora para provocar outros olhares e falar sobre racismo, preconceito e o corpo negro. Um navio que carrega nos seus porões memórias e dores, mas também tradições e diásporas. A dramaturgia é de Diego Ferreira e a realização é do Grupo Teatral Leva Eu.

Destaque na cultura popular do sul do Brasil, Toque de Comadre é um coletivo de mulheres, mães, brincantes, inspiradas pela força e alegria das manifestações populares brasileiras. Juntas desde 2017, ocupam as ruas, praças, hospitais, escolas e espaços culturais, e convidam a todos para vivenciar as brincadeiras. No Cult Circuito apresentarão o espetáculo Brinquedo, criado a partir de uma pesquisa na Cultura Popular Brasileira. O espetáculo convida a todos a passear pelos ritmos e sua cultura característica, incluindo samba, coco, ciranda, forró, cacuriá, boi e cavalo marinho, e personagens ilustres como o Boi Bumbá, a burrinha, e o Jaraguá do reizado cearense.

O teatro Lambe-lambe, uma simpática modalidade do teatro de animação, está presente no festival na forma de atividade formativa. O lambe-lambe é um teatro em miniatura realizado em uma pequena caixa cênica, na qual um espectador por vez espia uma história de curta duração, de 2 a 5 minutos. É uma arte brasileira, nascida de uma ação pedagógica em 1989 pelas mãos das educadoras Denise di Santos e Ismine Lima, mulheres bonequeiras e nordestinas. Aqui será apresentado por Cristiane de Freitas.

Dentre as atividades diversas estão os seminários “Da ideia à distribuição: como realizar seu projeto audiovisual“, um passo-a-passo completo de como realizar uma obra audiovisual, passando por todas as etapas de um projeto (roteiro, elenco, produção, edição, lançamento etc), com alternativas para projetos independentes. Outro assunto será a Construção de Projetos Culturais, um seminário que busca refletir de maneira teórica e prática como planejar e escrever projetos culturais para concorrer em editais e leis de incentivo à cultura. Confira a programação completa.

Programação:

01/09 (sexta-feira)
Espaço de Arte Viandantes
20h  Apresentação: Banda Carangazu
20h  Apresentação: Lila Borges

02/09 (sábado)
Quimera Centro Cultural
09h  Oficina Tempera de ovo com W. CAVA

Espaço Cultural Tambor Falante
20h – Apresentação: Gina Vitola
Participação: O Feminino e o Tambor

03/09 (domingo)
Espaço Cênico Leva Eu
16h – Seminário: Da ideia à distribuição: Como realizar seu projeto audiovisual com Magnum Borini

06/09 (quarta-feira)
Espaço Cultural Tambor Falante
13h – Culturinha: Slam Diversa com Afroblack

09/09 (sábado)
Quimera Centro Cultural
09h – Oficina Tempera de ovo com W. CAVA

Espaço de Arte Viandantes
20h – Apresentação: Sarau Diversa
20h – Apresentação: CasCola ZL

10/09 (domingo)
Espaço Cultural Tambor Falante
17h – Seminário:Como Apresentar o seu Trabalho Artístico comElenice Zaltron

12, 13 e 19/09
Escola Setembrina
14h  Culturinha: Oficina Zhijiang (papel machê) com Vanessa Capitolina

13/09 (quarta-feira)
Espaço Cultural Tambor Falante
13h – Culturinha: Slam Diversa com Afroblack

PUBLICIDADE

14/09 (quinta-feira)
Quimera Centro Cultural
20h – Sarau do Cult: Especial Aniversário de Viamão 282 anos

15/09 (sexta-feira)
Olho Mágico
20h – Apresentação: Tatá Cristalina
20h – Apresentação: Michelle Cavalcanti

16/09 (sábado)
Espaço de Arte Viandantes
20h – Feira de Artesanato
20h – Apresentação: Toque de Comadre

17/09 (domingo)
Quimera Centro Cultural
16h – Seminário:Construção de Projetos Culturais comRafael Mautone Ferreira

18, 19, 25, 26 e 27/09
Escola Setembrina
14h  Oficina: Literatura de Cordel com Marco Binatti

20/09 (quarta-feira)
Espaço Cênico Leva Eu
20h – Apresentação:Negreiros – Histórias que a história não conta com o Grupo Leva Eu

22/09 (sexta-feira)
Espaço Cultural Tambor Falante
20h – Apresentação:Maestro Sujo e o Sanatório Gotham
20h – Apresentação:Matheu Corrêa

23/09 (sábado)
Quimera Centro Cultural
09h – Oficina Têmpera de ovo com W. CAVA

Espaço de Arte Viandantes
20h – Apresentação:Guitarra, Alma e Garganta
20h – Apresentação:Jalile Petzold

24/09 (domingo)
Espaço de Arte Viandantes
17h – Seminário: Você conhece o Teatro Lambe-Lambe? com Cristiane de Freitas

27/09 (quarta-feira)
Espaço de Arte Viandantes
20h – Apresentação: Cardinales

30/09 (sábado)
Quimera Centro Cultural
09h – Oficina Têmpera de ovo com W. CAVA
20h – Apresentação: Charis Mahayla
20h – Apresentação: Carimbó do Brasil

CULT CIRCUITO – 6ª edição
De 1 a 30 de setembro, em diversos espaços de Viamão e Porto Alegre

Entrada franca

Endereço dos Espaços Culturais:


Acompanhe Cult Circuito no site e nas redes:
Site: https://www.cultcircuitoviamao.com.br
Instagram: @cultcircuitoviamao
Facebook: https://www.facebook.com/cultcircuitoviamao

Equipe da 6ª Edição do Festival Cult Circuito Viamão
Lawrin Ritter – Gestão de Projeto
Aretha Ramos – Produção Executiva
Daisy Reis – Assistente de Produção
Fabrine Paolin – Administrativo/Financeiro
Cândido – Iluminação
Niltamara – Cenografia
Denise – Jurídico
Celito Faleiro – Comunicação
Fagner – Audiovisual
Carlos Boto – Site
Bebê Baumgarten – Divulgação

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

Crédito das Fotos:
Lua Cezimbra, Lawrin Ritter, BeijaflorPro e Adriana Marchiori

Sair da versão mobile