Sarau Especial com a cantora Loma homenageia os 165 anos do Theatro São Pedro – Projeto Sarau do Solar, música para todos

Sarau do Solar Especial de 28 de junho, às 19 horas, em homenagem aos 165 anos do Theatro São Pedro, recebe a cantora Loma Pereira, no espetáculo “Loma Pereira 50 Anos de Trajetória”. O show acontece no Theatro São Pedro, com entrada solidária, mediante doação de alimentos não perecíveis

A artista e o espetáculo

Uma das mais reverenciadas e premiadas cantoras gaúchas, comemora 50 anos de carreira. Loma disseminou a música e a cultura nativista, afro-gaúcha e latino-americana no Estado. Como mulher e negra, é intérprete destacada pelo pioneirismo nos festivais produzidos no RS. Recebeu várias premiações e menções honrosas em diplomas e medalhas da Câmara de vereadores de Porto Alegre, do MTG, Comissão Gaúcha de Folclore, Sociedade Sul Riograndense (RJ) e o Troféu Origens do Programa Galpão Crioulo da RBS TVCom cinco discos gravados, recebeu o prêmio Açorianos em três ocasiões: 1999 melhor CD e intérprete MPB; em 2019 foi homenageada pelo conjunto da Obra e em 2022 como melhor intérprete na categoria música Regional. Expoente da música feita no Rio Grande do Sul, Loma contabiliza mais de 30 distinções nos Festivais Nativistas e destaque pela divulgação da música do litoral norte do RS e Brasil.

Ao longo de sua exitosa trajetória, Loma participou de inúmeros registros em discos de festivais e em trabalhos de artistas da música gaúcha como, Neto Fagundes, Bebeto Alves, Geraldo Flach, Jerônimo Jardim, Kleiton & Kledir e da MPB Paulinho Tapajós, Edu Lobo, Gilberto Gil, Alceu Valença, Elza Soares, entre tantos outros.

O show comemorativo “Loma Pereira 50 anos de Trajetória” apresenta um repertório de músicas interpretadas pela cantora que marcaram época durante o efervescente movimento dos festivais nativistas, que lhe conferiram visibilidade e definiram seu posto naquele universo de predominância masculina.  O show apresentará temas de renomados compositores regionais e trará também a presença afro-litorânea, com obras premiadas nos festivais a partir da década de 1980. O repertório reverencia a força da mulher, suas conquistas e a importância histórica no contexto da sociedade, contextualiza identidades étnicas e as belezas naturais de todos os recantos desta terra! Nas poesias é presente o amor entre as relações humanas e a valorização das origens.

Fazendo jus a ininterrupta trajetória de 5 décadas no universo da música, por acompanhar com satisfação o surgimento de novos talentos e a qualitativa evolução das musicistas gaúchas, neste show comemorativo Loma conta com a Direção musical e o baixo elétrico de Tamiris Duarte e das músicas Ana Matielo ao violão, Bibiana Turchiello no violino, Mel Souza no teclado, Paloma Trevisan no acordeom, Pâmela Amaro na percussão e Josué de Oliveira na bateria. Loma promete surpresas com as presenças de convidadas muito especiais!

SERVIÇO
O que: Sarau Especial com a cantora Loma homenageia os 165 anos do Theatro São Pedro
Data: 28 de junho, às 19 horas, quarta-feira
Onde: Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro (Praça da Matriz), S/N – Centro Histórico

Ingresso solidário já disponível no Multipalco, mediante doação de alimentos não perecíveis. Multipalco: acesso pela Praça da Matriz. Horário: das 13h30 às 18h.

Onde assistir o Sarau do Solar
Ao Vivo: pela TV Assembleia canal aberto 11.2
Portal da TV AL: https://ww4.al.rs.gov.br/tval
YouTube: https://ww4.al.rs.gov.br/tval/transmissoes
Facebook: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

Informações para a imprensa:
Andrea Richesky

Crédito das Fotos:
Beto Rodrigues

Sobre Alex Vitola 2913 Artigos
Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia. Foram mais de 15 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas com especialização em servidores Linux. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música".