Rubel em nova data com a turnê “As Palavras Vol. 1 & 2” no Araújo Vianna

Rubel apresenta a tour do seu novo trabalho, o disco duplo “As Palavras Vol. 1 & 2”, uma fusão ao mesmo tempo popular e experimental de Funk, Forró, Pagode, Samba, Hip Hop e MPB

Em Porto Alegre, o show que aconteceria dia 11/06 no Araújo Vianna agora tem nova data: 16/09. Ingressos à venda na Sympla. Ingressos adquiridos para a data anterior seguem válidos para a nova data.

Depois de transitar pelo folk em seu primeiro trabalho (Pearl, 2013) e de se aventurar por uma mistura entre MPB e Hip Hop em seu segundo disco (Casas, 2018) – que contém parcerias com Emicida e Rincon Sapiência – Rubel dá um passo em direção a um caminho mais brasileiro e mais popular. “As Palavras Vol. 1 & 2“, disco duplo, de 20 faixas, é uma tentativa de registrar o sentimento de viver no Brasil durante os últimos anos. Para isso, o cantor e compositor se apoiou no diálogo com diferentes vertentes da música brasileira e seus principais expoentes: Milton Nascimento, Gabriel do Borel, Liniker, Luedji Luna, BK, Bala Desejo, Tim Bernardes, Xande de Pilares, Mestrinho e MC Carol. O resultado é uma fusão ao mesmo tempo popular e experimental de Funk, Forró, Pagode, Samba, Hip Hop e MPB.

´As Palavras´ partiu de uma extensa pesquisa, que durou quatro anos, de imersão na literatura brasileira e da história do cancioneiro brasileiro”, conta Rubel. O resultado da pesquisa é uma ampliação dos temas e ritmos trabalhados por Rubel até então. As letras não abordam apenas suas vivências autobiográficas e pessoais: seus amores, desamores e descobertas. Nessa nova jornada, o compositor tenta abordar a vivência de uma realidade brasileira a partir da história de outros personagens e de novos sentimentos (como em Torto Arado, inspirado no livro de Itamar Vieira, ou Na Mão do Palhaço, uma marcha satírica sobre um homem conservador de meia idade que encontra a redenção a partir do carnaval) buscando um balanço entre violência, paixão, ironia e afeto. 

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O disco propõe um diálogo entre a tradição e a modernidade. Um pé no passado e outro no futuro. As vinte faixas são divididas em dois lados. O lado 1 é calcado nos ritmos e estéticas contemporâneos, como o funk, a rasteirinha e o pagode moderno, resultando em dez músicas que flertam com uma faceta brasileira mais solar e otimista. O lado 2, por outro lado, dialoga mais com o passado e a tradição, apresentando marchinhas, sambas, uma canção inspirada no Clube da Esquina (interpretada por Milton Nascimento) e duas releituras de Luiz Gonzaga. O resultado do conjunto de músicas dessa segunda metade é mais melancólico e denso. Os lados se apresentam como metades complementares, uma solar e outra soturna, como dia e noite. 

O disco transita o tempo todo por extremos. Amor e desamor, violência e esperança, alegria e melancolia. A proximidade de artistas tão improváveis como Milton Nascimento e Gabriel do Borel reforça essas dicotomias, e parece borrar os limites entre o que é tradicional ou moderno, entre o que é sério e o que é piada, entre o que é erudito e o que é popular, entre o que sagrado e o que é profano – contradições que dialogam diretamente com a confusa experiência de ser um brasileiro atravessando o turbilhão político dos últimos anos.  

Em meio a um país dividido e confuso sobre sua própria identidade e sobre os signos que possam definir o que ainda significa ser brasileiro, “As Palavras” se propõe a uma ambiciosa missão: relembrar o que a gente ainda pode amar nesse país. Uma das sugestões apontadas por Rubel é a própria Música Brasileira. A Música Brasileira como ferramenta de invenção de um país – a força dos ritmos, a força das Palavras.

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FAIXA A FAIXA:

Lado 1

Forró Violento (instrumental)” abre o disco apresentando uma paisagem sonora crua e árida, combinando acordes dissonantes com a sanfona de Mestrinho, as cordas de Felipe Pacheco e o coro regido por Dora Morelenbaum. 

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Grão de Areia” começa com uma introdução de sanfona que remete ao primeiro single de Rubel, “Quando Bate Aquela Saudade”, mas logo surpreende com uma virada para o Pagode. A composição – autoria de Rubel, Ana Caetano e Tó Brandileone – é interpretada junto à Xande de Pilares, inaugurando o conjunto de participações do disco.   

Não Vou Reclamar de Deus“, produzida por Ana Frango Elétrico, começa com um áudio de whatsapp intimista, voz e violão, mas logo desemboca em uma big band de samba-soul inspirada em Roberto Carlos dos anos 70. 

Toda Beleza“, produzida por Lucas Nunes (Bala Desejo, Caetano Veloso), e interpretada por Bala Desejo, é uma canção sobre amor e sexo. A letra, íntima e confessional, contrasta com um arranjo de percussão executado por membros da Orkestra Rumpilezz, misturando samba reggae, mpb e soul. Gravada em Salvador, a faixa é também uma homenagem ao maestro Leitieres Leite, criador e regente da Rumpilezz.

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Putaria“, produzida por Gabriel do Borel, escancara o universo do funk carioca proibidão, com uma letra escrachada em que BK e MC Carol se provocam, e Rubel se apresenta de uma nova forma. 

Rubelía“, produzida por Rubel em parceria com Deekapz, homenagem à cantora espanhola Rosalía (que foi uma das principais influências do disco), é uma vinheta instrumental dançante, que reúne reggaeton, funk, pisadinha e hip hop. 

Posso Dizer“, composição em parceria com Mahmundi e Carlos Rufino, produzida por Rubel, é um samba tradicional, mas gravado com uma roupagem contemporânea, reunindo elementos do pagode moderno como o baixo estalado de seis cordas, as viradas de bateria advindas do gospel e beats de funk. 

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Vinheta As Palavras I“, é um áudio de uma troca de WhatsApp entre Rubel e Ana Caetano que acabou virando uma vinheta sobre a força da palavra “Força”. 

As Palavras“, letra de Rubel e música de Tim Bernardes, dá nome ao disco e apresenta uma canção experimental que abusa dos espaços vazios e da colagem de elementos sonoros. 

No encerramento do lado 1 “Forró Violento”, a vinheta instrumental de abertura, retorna, dessa vez cantada, em uma letra narrativa trágica sobre uma mulher grávida que, não conseguindo prover para sua filha, assalta um banco com seu marido e acaba sendo baleada pela polícia. 

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Lado 2 

A segunda metade do disco se inicia com “Torto Arado“, uma adaptação feita por Rubel diretamente da obra de Itamar Vieira, e interpretada em parceria com Liniker e Luedji Luna. A música reconta a trama do livro passando por pontos centrais que podem emocionar os leitores do livro e instigar outras pessoas a procurar lê-lo.  

Lua de Garrafa“, composição de Rubel e Milton Nascimento, é uma ode à amizade e ao Clube da esquina que reúne uma coletânea de histórias pessoais de Rubel e do próprio Milton Nascimento. 

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Na Mão do Palhaço” é uma marcha satírica sobre um homem conservador de meia idade, que, à beira do suicídio, é resgatado pelo milagre do carnaval. 
Doutor Albieri” apresenta um samba jazz sobre as dificuldades de se tentar compreender e racionalizar o amor, juntando a sanfona forrozeada de mestrinho com elementos de beat eletrônicos e jazz.   

Samba de Amanda e Té” remete aos sambas antigos, do período dos anos 60 e 70, e partiu de uma reflexão de Rubel ao ver muitos de seus amigos se tornando pais. A letra apresenta um questionamento sobre qual será o Brasil que deixaremos para as gerações seguintes. 

Amor de Mãe” é uma canção calcada na tradição da mpb, singela e afetuosa, uma carta à própria mãe, um agradecimento e um pedido de desculpas por não agradecer com mais frequência. 

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A dobradinha final do disco são duas canções de Luiz Gonzaga, “Assum Preto” e “Forró no Escuro”. Ambas escolhidas pela capacidade de refletir alguma verdade profunda do país através de personagens e histórias. “Assum Preto” recebeu uma interpretação à capella de Dora Morelenbaum, onírica e inesperada. 

Por fim, a canção que encerra o disco é uma gravação caseira de “Toda Beleza”, um registro de celular do momento em que a canção estava sendo composta – a captação do surgimento destas palavras. 

Lançamento: Coala Records

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Assessoria de Comunicação
Bebel Prates

SERVIÇO:
O que: Rubel – turnê As Palavras Vol. 1 & 2
Onde: Auditório Araújo Vianna (Avenida Osvaldo Aranha, 685)
Quando: 16 de setembro, sábado, a partir das 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos

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Ingressos:

Lote 1:
Plateia Alta Lateral:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 70
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 60
Inteira: R$ 120

Plateia Alta Central:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 80
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 70
Inteira: R$ 140

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Plateia Baixa Lateral:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 90
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 80
Inteira: R$ 160

Plateia Baixa Central:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 110
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 100
Inteira: R$ 200

Plateia Gold:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 140
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 125
Inteira: R$ 250

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Lote 2:
Plateia Alta Lateral:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 90
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 80
Inteira: R$ 160

Plateia Alta Central:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 100
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 90
Inteira: R$ 180

Plateia Baixa Lateral:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 120
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 110
Inteira: R$ 220

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Plateia Baixa Central:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 140
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 130
Inteira: R$ 260

Plateia Gold:
Inteira solidária (todas as pessoas podem comprar mediante a doação de 1kg de alimento não perecível): R$ 160
Meia entrada (desconto de 50%): R$ 155
Inteira: R$ 300

* Os alimentos deverão ser entregues no Auditório Araújo Vianna, no momento da entrada ao evento.
** Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto), é necessária a apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) na entrada do espetáculo. Os documentos aceitos como válidos estão determinados na Lei Federal 12.933/13.

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Demais descontos:
* 50% para idosos: Lei Federal 10.741/03 – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto.
* 50% para jovens pertencentes a famílias de baixa renda: Lei Federal 12.933/13 – obrigatória apresentação da Carteira de Identidade Jovem e de documento oficial com foto.
* 50% para pessoas com deficiência (e acompanhante quando necessário): Lei Federal 12.933/13 – obrigatória apresentação do Cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
* 50% para doadores regulares de sangue: Lei Estadual n° 13.891/12 – obrigatória apresentação de documento oficial válido e expedido pelos hemocentros/bancos de sangue.

Pontos de venda:

Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – somente em dinheiro):
Loja Planeta Surf Bourbon Wallig (Av. Assis Brasil, 2611 – Loja 249 – Jardim Lindóia – Porto Alegre)
Horário funcionamento: das 10h às 22h.

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Bilheteria Araújo Vianna (sem taxa de conveniência – à vista em dinheiro ou cartão):
Aberta somente no dia do evento 2 horas antes do início dos shows.
Av. Osvaldo Aranha, 685 – Bairro Bom Fim

Online: www.sympla.com.br/araujovianna

Informações:
www.araujoviannaoficial.com.br
www.facebook.com/araujoviannaoficial
www.instagram.com/araujoviannaoficial
www.twitter.com/araujovianna_
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Assessoria de Imprensa:
Daniela Sangalli – Opinião Produtora

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