Natura Musical lança o videoclipe Ọbàtálá, de Dessa Ferreira, no dia 25 de maio, no YouTube

Último clipe do projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea ressalta a herança cultural africana da artista

Ọbàtálá, o terceiro e último videoclipe do projeto Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea, patrocinado pela Natura Musical, será lançado no YouTube no próximo dia 25 de maio, quinta-feira. No dia 26, sexta-feira, às 19h, haverá uma live de lançamento transmitida pela rede social da artista, tendo como convidado o músico e compositor Ìdòwú Akínrúlí.

Dirigido pelo produtor audivisual Luis Ferreirah, Ọbàtálá, direção de arte de Vanessa Rodrigues e direção de produção de Silvia Abreu. O elenco, formado por personalidades da comunidade negra gaúcha, conta com a participação especial de uma das maiores autoridades do povo Yorùbá, Nigéria, o Araba Awo Ilobu do estado de Ọ̀ṣun, Babalawo Ifaniyi Alade Ojo, atual sumo sacerdote da cidade de Ilobu, seguindo a tradição milenar daquele povo. A música, o arranjo e a produção musical são de autoria de Dessa Ferreira e de Ìdòwú Akínrúlí, com participação de Dona Conceição. Destaca-se o coro formado por Dessa, Ìdòwú Akínrúlí, Agbage Dansaki, Gutcha Ramil e Kika Brandão.

Segundo Ìdòwú Akínrúlí, “o clipe Ọbàtálá traz uma sucessão de cenas da prática tradicional do culto ao Grande Òòṣànlá e nos faz mergulhar na profundidade do que é o Orixá Ọbàtálá, o nosso ponto inicial de vida”. Entre sons e imagens de louvor ao Orixá, do dia a dia no seu templo, festas, situações e movimentos da vida, a mensagem do enredo é o acolhimento, o cuidado com o assento cognitivo de cada um (Orí).

PUBLICIDADE

No clipe é dito: “nossos Orixás e nossos ancestrais nunca nos abandonam, não importa quais dificuldades nos aguardem no caminho, Ọbàtálá é o Orixá que sempre nos envolve com sua luz, ele é a nossa fonte de acesso que nos leva de volta a nossa origem”.

Dessa Ferreira, é ọmọ Ọbàtálá, filha desse Òrìṣànlá que no Brasil é conhecido como Oxalá. No clipe, pode contar com sua família de Ifá do ILÉ ÀṢẸ ÒTÚRÁ RÁFÚN, tendo a sua ligação direta da família de Aṣọ́ọ̀ṣà “Aṣọ́ Òrìṣà” – o guardião de Orixás – na cidade de Ilobu de estado de Osun, Nigéria.

Para Dessa Ferreira, falar de ancestralidade africana e indígena “é fazer ecoar o que já vem sendo dito e feito, há milhares de anos, por diversos seres, é mostrar que existimos através da nossa ancestralidade”, e acrescenta: “manter formas de culto que são demonizadas por séculos, devido ao racismo religioso, é resistir diariamente e, por isso, muitas pessoas negras e indígenas deixaram de acreditar e viver da forma que nossos ancestrais viviam. Digo isso por experiência própria, pois venho de uma família negra e indígena que foi catequizada e que se afastou das suas raízes por uma questão de sobrevivência”.

PUBLICIDADE

Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Cristal, Ianaê Régia, Laddy Dee e Goj tej e goj ror – As Águas São Nossas Irmãs, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 45 projetos até 2021, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil. Este projeto é uma realização de Silvia Abreu Comunicação e Gestão Cultural Ltda.

O videoclipe Ọbàtálá também estará disponível em sua versão inclusiva (audiodescrição e libras), a ser lançado nas próximas semanas. Com este, fecha-se o ciclo de entregas do projeto, que inclui os vídeoclipes “Dois Mundos”, dirigido por Kaya Rodrigues, e “Folha Sagrada”, dirigido por Luis Ferreirah, já disponíveis no Youtube.

Há 18 anos, a Natura tem sua plataforma de cultura, Natura Musical, que fomenta trabalhos de grandes nomes da música, novos artistas, projetos de fomento às cenas e festivais independentes. Para nós, esse é um projeto que enriquece esse universo de sonoridades, estéticas, referências, narrativas e processos criativos que renova a cena da música brasileira sempre tão rica e potente”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

PUBLICIDADE

O PROJETO
O trabalho de Dessa Ferreira demarca o protagonismo negro e indígena na música e na cultura e se propõe a pensar essas duas raízes como base da formação cultural brasileira, que, devido à colonização, foi e segue sendo apagada, desvalorizada e invisibilizada. Sua produção também aborda racismo e etnocídio, bem como o apagamento das referências indígenas e negras na história da sua família, que também se reflete na história de muitas pessoas no Brasil.

Dessa Ferreira – Música Afro-Indígena Contemporânea consiste na produção de três videoclipes das faixas do álbum Pulso, primeiro trabalho autoral solo da artista brasiliense. Completa o projeto a entrega de três lives e três podcasts com convidades especiais.

SOBRE DESSA FERREIRA
Dessa Ferreira é produtora musical, percussionista, cantora, compositora, multi-instrumentista, artivista, arte-educadora negra, indígena, bissexual, cria da periferia do Distrito Federal e bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Com seu trabalho autoral já participou do Festival Porongos, Festival Morrodália, Circuito Orelhas, Casa Virtual da CCMQ, Sesc Convida, Agulha.R, Pátio Sonoro, entre outros importantes projetos culturais. Em 2020 foi uma das lideranças femininas negras contempladas pelo Programa Marielle Franco, do Fundo Baobá, com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida. No qual recebeu investimento na formação técnica e política e pode desenvolver suas habilidades na área do áudio e da tecnologia.

PUBLICIDADE

Dessa Ferreira atua profissionalmente na área da música, cultura e educação há mais de 15 anos, vem participando de diversos coletivos e projetos circulando por quase todo o Brasil, além de alguns países como Argentina, Colômbia, Portugal e Espanha. Também vem atuando na curadoria de festivais e eventos como o Festival São Batuque 2018, Projeto Unimúsica 2019 e da Virada Sustentável de Porto Alegre 2020. Com os grupos Três Marias, Cia Mamulengo Presepada participou de diversos festivais como Pira Rural, SIM SP, Morrostock, Virada Sustentável POA, Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, Virada Cultural de Pelotas, Sonora Brasil SESC, Mostra de Cultura Popular Afro-Gaúcha, Som no Salão, Sonora Mostra de Compositoras, BIME (Portugal).

SOBRE NATURA MUSICAL
Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.

DESSA FERREIRA – MÚSICA AFRO-INDÍGENA CONTEMPORÂNEA
FICHA TÉCNICA CLIPE “ỌBÀTÁLÁ”:
Coordenação Artística e idealização do projeto: Dessa Ferreira
Coordenação de Produção, Gestão Financeira e Planejamento Cultural: Silvia Abreu
Direção: Luis Ferreirah
Codireção: Ìdòwú Akínrúlí
Roteiro: Ìdòwú Akínrúlí
Direção de Arte: Vanessa Rodrigues
Produção Audiovisual: A Diáspora
Direção de Fotografia: Luis Ferreirah
Primeiro Assistente de Fotografia: Klaus Benevenuto
Codireção de Fotografia: Luís Ferreira e Klaus Benevenuto
Técnico-Assistente de Fotografia: Filipe Alves
Montagem/Edição/Color: Luís Ferreirah
Consultoria contextual e religiosa: Ìdòwú Akínrúlí
Coreografia: Ìdòwú Akínrúlí
Trilha sonora: Ìdòwú Akínrúlí
Elenco: Dessa Ferreira, Carol Rodrigues, Carolina Leão, Carmem Lúcia Souza dps Santos, Crystom Afronário, Fernanda Barros de Souza, Henry, Ìdòwú Akínrúlí, Itanajara Almeida, Jéssica Lein, Joana Silveira, Jonh Conceição, Henry Lopes, Malyck Badu, Marieta dos Santos da Silveira, Nina Fola, Pablo Sito, Pedro Ramão Borges Silva, Sid Borges, Tiatã, Vanessa Rodrigues e as crianças Ana Luiza Oliveira da Silva e Faylon Pacheco. Participação especial: Babalawo Ifaniyi Alade Ojo
Produção Executiva: Silvia Abreu, Ana Beatriz Vieira, Cacau Marzulo
Produção de Set: Ana Beatriz Vieira e Cacau Marzulo
Produção de Elenco: Silvia Abreu
Cenografia e Assistente de Direção de Arte: Thayan Martins
Produção de Objetos: Thayan Martins
Produção de Locação: Ana Beatriz Vieira
Figurino: Carolina Leão
Maquiagem e Cabelo: Joana Silveira
Alimentação: Fernanda Xavier
Assistente Alimentação: Silvia Abreu
Roteiro Audiodescrição: Letícia Schwartz e Rodrigo Teixeira
Revisão Audiodescrição: Alice Blau Schwartz
Consultoria Audiodescrição: Rafael Braz
Narração Audiodescrição: Rodrigo Teixeira
Direção Audiodescrição: Letícia Schwartz
Edição de áudio Audiodescrição: Rodrigo Teixeira e Diego Pires
Interpretação de Libras: Jamile de Souza Lima by Interpres – Empresa de Tradução e Interpretação de Libras
Gestão de Mídias Sociais: Rafa Braz by Lado C Ativadora Cultural e Thiago Valentini
Identidade Visual: Auá Mendes de Souza
Design Gráfico: Auá Mendes de Souza, Thiago Valentini e Emanuel Lucas Bastos de Barros by Barros Designer
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Fotografia Still: Ana Beatriz Vieira, Vinícius Angeli
Fotos Divulgação: Luís Ferreirah, Ana Beatriz Vieira e Vinícius Angeli
Assessoria Contábil: Marieri Gazen Braga by Cestacorp

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA DA MÚSICA “ỌBÀTÁLÁ”:
Letra a música: Dessa Ferreira e Ìdòwú Akínrúlí
Voz: Dessa Ferreira, Ìdòwú Akínrúlí e Dona Conceição
Ilú e atabaque: Ìdòwú Akínrúlí
Ẹwọ Òrìṣà nla: Dessa Ferreira
Coro: Dessa Ferreira, Ìdòwú Akínrúlí, Agbage Dansaki, Gutcha Ramil e Kika Brandão
Arranjo: Dessa Ferreira e Ìdòwú Akínrúlí
Produção Musical: Dessa Ferreira e Ìdòwú Akínrúlí
Gravação: Wagner Lagemann (Estúdio Pedra Redonda) e Cristiano (Estúdio Soma)
Mixagem e masterização: Wagner Lagemann (Estúdio Pedra Redonda)
Realização: Silvia Abreu Comunicação e Gestão Cultural Ltda
Patrocínio: Natura Musical
Financiamento: Pró-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul
Apoio Cultural: Ibis Budget Hotel, Di Paolo, Press Bar e Restaurante, Butcher Burger, Boteco Dona Ilaides, Gutcha Ramil, Pedra Redonda, Nay Movie Locadora, A Dona da Roda, Estúdio POA, Moa Cafeteria Mercosul Tur, Charlie Brownie, Ewe Africanidades, TVE, FM Cultura, Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), Instituto Estadual de Música (IEM)

Agradecimentos: Adriana Esperandir, Ana Fagundes, Ana Paula Oliveira da Silva. Diego Reis, Gutcha Ramil, Luciane Pacheco, Marina Azevedo, Michele Borges, Rita Melo, Thiarles Muniz, Vanessa Fiuza, Wagner Oliveira Mattos, Onilia Araújo

Canais de Comunicação da Artista:
Instagram: https://www.instagram.com/dessaferreiraoficial
YouTube: https://www.youtube.com/dessaferreira
Facebook: https://www.facebook.com/dessaferreiraoficial
Spotify: https://open.spotify.com/artist/1AnIH45zmnINFhn5pQx8XA
Site: https://dessaferreira.com

PUBLICIDADE

Informações para a imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Vinicius Angeli

PUBLICIDADE