Projeto Água Viva promove experiência interativa na Ilha da Pintada unindo arte e sustentabilidade no dia 30 de abril

Proposta da multiartista Consuelo Valandro é fotografar e registrar uma ação com a temática ambiental envolvendo a comunidade das ilhas de Porto Alegre

Porto Alegre irá receber no domingo, dia 30 de abril, um belo programa para quem gosta de arte e simpatiza com as questões ambientais. Trata-se do projeto Água Viva, uma ação artística programada para ocorrer às 14h30min na Praça Salomão Pires, na Ilha da Pintada.

Água Viva é um projeto de Artes Visuais coordenado pela multiartista Consuelo Vallandro, com financiamento do Edital de Eventos Descentralizados do Fumproarte/SMC. A proposta é fotografar e registrar uma ação com a temática ambiental envolvendo a comunidade das ilhas de Porto Alegre, contando, ainda, com a interação direta do público. Na praça principal da Ilha da Pintada será promovido o encontro de artistas moradores das ilhas para trabalhar com o lixo encontrado no Guaíba, a ser coletado previamente com ajuda de um pescador local.

A proposta interativa propõe que as pessoas sejam convidadas a compor imagens usando o material descartado como elemento estético, havendo registros fotográficos e filmagens feitos por um profissional para montar uma exposição. O objetivo é que tanto artistas quanto público sejam tocados e reflitam para poder gerar um processo de conscientização diante da importância das águas do Guaíba e do problema do lixo de nossa cidade. A atividade é gratuita ao público.

PUBLICIDADE

LANCHÃO SEIVAL
O projeto Água Viva ainda busca proporcionar uma experiência adicional para quem deseja sair do asfalto e realizar um programa completo de imersão à história gaúcha e à vida ribeirinha de Porto Alegre. Será possível realizar a experiência da travessia do Guaíba com o lanchão Seival, saindo de Barra do Ribeiro e, posteriormente, do Cais Mauá, em Porto Alegre. É possível, ainda, participar de uma experiência gastronômica, desfrutando do tradicional almoço com peixe na taquara da região, além de uma visita à feira de artesanato local. Para informações: 51 95015270 – Sandra | 51 985808371 – Fátima

O Lanchão Seival foi reconstruído com objetivo de promover estudos acerca da nossa história, fomentar o turismo, propiciar educação, cultura e lazer às comunidades locais, bem como desenvolver projetos  sociais/educacionais/artísticos nas regiões ribeirinhas da Lagoa dos Patos e rios contribuintes.

O Seival teve sua história na navegação vinculada ao período farroupilha. Foi construído em 1839 na Estância da Barra em Camaquã, onde morava Dona Antonia, irmã do tenente-capitão da República Rio-Grandense, Bento Gonçalves, sob o comando do italiano Giuseppe Garibaldi. 

PUBLICIDADE

SOBRE A ARTISTA
Consuelo Vallandro começou seu trabalho corporal artístico aos 13 anos de idade, passando pelo circo com os aparelhos aéreos e posteriormente à dança aérea. Há mais de uma década vem expandindo seus horizontes e práticas artísticas no campo da arte transdisciplinar, envolvendo a dança contemporânea, o circo e a performance, sendo esta última foco de sua pesquisa de mestrado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A artista realizou performances em inúmeros eventos de dança e artes visuais, inclusive na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e no Festival de Arte de Porto Alegre (2018/2019). Em 2018, fez residência artística com o grupo britânico Imitating the dog e realizou o espetáculo Night of the Living Dead Redux. Prêmios da Funarte: em 2020 ganhou o Arte em toda Parte por sua oficina de acrobacia em dupla e, em 2021, o Prêmio Mark Ferrez de Fotografia. Em seus trabalhos, busca sempre trazer uma abordagem de cunho social usando como matéria-prima elementos da performance art e a criação de obras site-specific.

SERVIÇO: 
O Que: Projeto Água Viva de Artes Visuais – atividade interativa e gratuita 
Quando: Dia 30 de abril de 2023, domingo, às 14h30min
Onde: Praça Salomão Pires, Ilha da Pintada, Porto Alegre-RS
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: Livre

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Manuel Vason

PUBLICIDADE