Musical “Hedwig” estreia em Porto Alegre

Espetáculo de John Cameron Mitchell e Stephen Trask ganha nova montagem, formada em sua maioria por atores e técnicos gaúchos, em curta temporada nos dias 5 e 6 de maio

Pela primeira vez em Porto Alegre, o musical “Hedwig e o Centímetro Enfurecido” faz curta temporada nos dias 5 (sexta), às 20h30min, e 6 de maio (sábado), às 17h e 20h30min, no Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861).

Com músicas e letras de Stephen Trask e texto de John Cameron Mitchell, adaptados por Jonas Klabin, a produção é uma parceria de Gustavo Essbich, que também interpreta o papel título, e a United Talent Agency. Ivan Parente assina a direção. Hedwig é uma cantora de rock que nasceu menino, na Alemanha Oriental, e se chamava Hansel. Criado ouvindo uma rádio norte-americana, Hansel só tinha duas certezas na vida: de que seria uma estrela de rock e que um dia encontraria sua alma gêmea. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Ausente dos palcos nacionais desde 2014, “Hedwig e o Centímetro Enfurecido” ganha sua primeira montagem fora do eixo Rio-São Paulo. A versão atual reúne em sua maioria atores e técnicos gaúchos. A personagem foi criada pelo escritor e ator John Cameron Mitchell, que interpretou Hedwig na produção original off-Broadway em 1998. Ele também dirigiu e estrelou a aclamada versão cinematográfica do musical três anos depois. Descrita pela Rolling Stone como “O melhor musical rock de todos os tempos”, Hedwig conta uma história de amor e autoconhecimento de um ser indefeso buscando se encontrar em meio a um mundo tão cruel. Com uma plástica aprimorada, o espetáculo traz todo o glamour do rock com seus figurinos, maquiagens extravagantes e músicas extremamente viscerais. 

PUBLICIDADE

No papel de Hedwig está Gustavo Essbich, grande fã da obra que sempre sonhou em produzir e estrelar o espetáculo, mostrando a verdadeira essência da personagem. “Um dos principais diferenciais desta montagem é a nova orquestração das músicas, seguindo uma estética mais punk rock, deixando as performances extremamente enérgicas e extravagantes”, explica Gustavo. “Vamos apresentar uma Hedwig nova, com ambições e energia para buscar o seu reconhecimento, alguém que está disposta a tudo pra poder descobrir quem ela é, pra se conhecer e se aceitar”, promete.

A trilha sonora inclui várias canções memoráveis, incluindo Wicked Little Town, The Origin of Love e Sugar Daddy. O musical já foi encenado em vários países ao redor do mundo, incluindo Reino Unido, Austrália e Coreia do Sul. Em 2014, uma produção de Hedwig estreou na Broadway, com Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother”) no papel principal. O espetáculo foi indicado a vários prêmios de teatro, incluindo o Tony Award de Melhor Revival em 2014 e Melhor Ator de um Musical. Outros famosos já interpretaram Hedwig, como Michael C. Hall (“Dexter”), Darren Criss (“Glee”) e Taye Diggs (“Rent”). O musical chegou ao Brasil em 2010 com Paulo Vilhena e Pierre Baitelli.

Sinopse: “Hedwig and the Angry Inch” é um musical rock com músicas e letras de Stephen Trask e texto de John Cameron Mitchell. Em meio ao seu show, Hedwig conta sua história de vida, numa mistura de stand-up, show de rock e muito drama, Conhecemos Hansel, um jovem que mora em Berlim ocidental, que cresceu ouvindo os grandes clássicos do rock e que sonha em se tornar uma estrela nos estados unidos, até que conhece um belo americano que lhe promete amor, liberdade e, quem sabe, tornar real todos os seus sonhos. Mas para isso, Hansel precisa fazer uma cirurgia de mudança de sexo, pois somente assim poderá se casar e ir para a América, passando o tão temido muro. Assim nasceu Hedwig, que no seu primeiro dia nos EUA, assiste à notícia que o muro foi derrubado. Preparada para iniciar sua carreira, Hedwig é abandonada e se vê sozinha no mundo, mas logo se apaixona por um garoto, Tommy, a quem ensina tudo que sabe e, quando menos espera, recebe mais um golpe: Tommy rouba suas músicas e se torna o grande astro do rock que Hedwig sempre sonhou ser. Não aceitando o ocorrido, Hedwig o segue, cantando com a sua banda em restaurantes, bares e pubs, tentando ser reconhecida pelas suas músicas.

PUBLICIDADE

SERVIÇO:
“Hedwig e o Centímetro Enfurecido” em Porto Alegre

Sessões:
– 5 de maio (sex), às 20h30min;
– 6 de maio (sáb), às 17h e 20h30min.

Sympla: sympla.com.br/produtor/gustavoessbich

PUBLICIDADE

Local: Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861, Porto Alegre)
Duração: 90 minutos sem intervalo
Ingressos: de R$ 100,00 a R$ 250,00
Classificação indicativa: 16 anos
Site: hedwigbrasil.com.br
Instagram: @hedwignobrasil

FICHA TÉCNICA
Gustavo Essbich – Hedwig / Tommy 
Tuany Aveline – Yitzhack 
Jackson Macedo – Piano e Guitarra 
Jefter Macedo – Baixo 
Giovane Albarello – Bateria 
Jean Wagner Macedo – Guitarra 
John Cameron Mitchell – Texto 
Stephen Trask – Músicas 
Ivan Parente – Direção 
Jean Wagner Macedo – Direção Musical 
Jonas Kablin – Versionista 
Andre Addans –  Figurino 
Terezinha Gessi – Auxiliar de Figurino 
Dicko Lorenzo – Perucas 
Thayane Oliveira – Auxiliar de Perucaria 
Gustavo Essbich – Produtor e Hedwig 
Camilla Muniz – Produtora Executiva 
Gustavo Dutra – Produção Audiovisual  
Alef Beck – Técnico de Vídeo 
Fabrício Rohr – Desenho de Som e Luz 
Stefany Drehmer – Camareira 

SOBRE GUSTAVO ESSBICH

PUBLICIDADE

Bailarino, ator e cantor, iniciou os estudos na dança em Centros de tradições Gaúchas (CTG), grupos de danças folclóricas alemãs, ballet, jazz, Jazz para teatro musical e outros estilos de dança. Em 2015 iniciou os estudos em teatro musical onde pôde se aperfeiçoar com os maiores nomes do gênero no Brasil. Desde 2018 produz e protagoniza musicais no sul do país, já tendo produzido e protagonizado “Vaudeville – a Vida é um Cabaret” e “The Book of Broadway”, uma grande celebração dos clássicos musicais tanto dos palcos quanto dos filmes, sucesso de público e crítica. Está fazendo sua estreia no circuito de musicais internacionais com “Hedwig”.

SOBRE IVAN PARENTE

Ator de teatro musical desde 1996, indicado ao prêmio Bibi Ferreira (maior premiação do teatro musical brasileiro) como melhor ator em 2014, por seu personagem em “A Madrinha Embriagada”. Integrou vários musicais como: “Les Misérables – Thenardier” (2001 e 2017), “Godspell”, “Helo, Dolly!”, “Homem de La Mancha” e “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”. No cinema deu voz a personagens icônicos das animações da Disney, como Lumière no filme “A Bela e a Fera” e também no filme “O Rei Leão” com o personagem Timão. Atualmente está em turnê nacional com o espetáculo “Forever Young” e também integra o time de jurados do programa “Canta Comigo”.

PUBLICIDADE

Assessoria de imprensa:
Isidoro B. Guggiana

Fotos:
Guilhermo Gil

PUBLICIDADE