Festival Aquarela Preta, que ocorre no dia 15 de abril, anuncia artistas selecionados

Atrações dos cinco pilares do Hip Hop estarão no Galpão Cultural, no Morro da Cruz, em Porto Alegre, para celebrar a produção cultural periférica

A produção do Festival Aquarela Preta anuncia os artistas dos cinco pilares do Hip Hop selecionados para integrar da programação do evento, que se realiza no próximo dia 15 de abril, sábado, das 14h às 20h, no Galpão Cultural, no Morro da Cruz, em Porto Alegre (confira a programação). São eles/as/us: Rato e Pretana, do pilar MC; FD Cremosa, do pilar DJ; Let e Filipe Harp do pilar Grafite; Restinga Crew e Bboy Deaf, do pilar Danças Urbanas, e Gbeat do pilar Beatbox.

O Festival Aquarela Preta é uma iniciativa do coletivo Poetas Vivos e busca dar visibilidade para o trabalho de artistas da cena Hip-Hop do Estado. A programação inclui shows de Negra Jaque (16h30min), La Twins (14h10min) e do coletivo Poetas Vivos (18h30min), além de DJ (set list de rap e hip-hop), danças urbanas, grafite, Slam (batalha de poesias) e batalha de rima modalidade conhecimento. Haverá premiação em dinheiro para os primeiros lugares do Slam e da batalha de rima modalidade conhecimento. Todas as atividades têm entrada franca.

Segundo os idealizadores do projeto, Mariana Abreu Marmontel e Felipe Deds, o Festival Aquarela Preta tem como objetivo dar visibilidade e potencializar artistas pretos, pretas, pretes e periféricos (as/es) e LGBTQIAP+ no contexto do movimento Hip-Hop. Busca-se, também, difundir os cinco pilares da cultura Hip-Hop: MC, DJ, Danças Urbanas, Grafite e Conhecimento.

PUBLICIDADE

Outra finalidade do projeto é promover a descentralização dos espaços culturais focados no atendimento de crianças e jovens das comunidades, o que justifica a escolha do Galpão Cultural pela sua importância e representatividade. Dirigido pela rapper Negra Jaque, o Galpão Cultural cumpre função social relevante no Morro da Cruz, onde funciona como espaço de aprendizado, de acolhimento e de promoção da cidadania para crianças e jovens no contraturno escolar.

Além dos shows artísticos, o coletivo Poetas Vivos promoverá um bate-papo educativo, às 15h, falando sobre o movimento dos Slams no Brasil e no Rio Grande do Sul, com o propósito de multiplicar essas rodas culturais nas periferias da cidade. Outro destaque é o Momento Griô com participação do educador social e griô Vander (17h15min).

Este projeto foi contemplado pelo Edital Eventos Culturais Descentralizados da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte).

PUBLICIDADE

Sobre os Poetas Vivos

Poetas Vivos é uma iniciativa afrocentrada que fomenta a arte e a educação negra e periférica. O coletivo foi criado em 2018 por jovens artistas negros de Porto Alegre e atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, batalhas de poesia e freestyle, abordando o tema da Educação das Relações Étnico Raciais, o racismo, a desigualdade econômica, social e ambiental, fomentando a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todo o âmbito escolar.

Ao longo dos quatro anos de existência, a iniciativa cultural já esteve presente nos mais importantes eventos e campeonatos de poesia falada no Estado e no Brasil. Em 2021, realizaram o projeto “Poetas Vivos – Formando Multiplicadores de Cidadania”, curso voltado a educadores sociais, agentes culturais e professores de escolas da rede pública de ensino, viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo. A iniciativa cultural Poetas Vivos é formada por Mariana Abreu Marmontel, Felipe Deds, DaNova, Ericsson Oliveira e Dickel.

PUBLICIDADE

FESTIVAL AQUARELA PRETA

PROGRAMAÇÃO:
11h – Início das intervenções com Grafite
14h – Abertura do evento
14h10 – DJ – La Twins
14h40 – Bboy Deaf
15h – Conversa sobre Slam com Mariana Marmontel e Deds
15h30 – Slam Poetas Vivos – 1° e 2° fase
16h – DJ – FD Cremosa
16h30 – Show de Negra Jaque
16h45 – Apresentação de Grafites com Let e Filipe Harp
17h00 – Restinga Crew
17h15 – Momento Griô com Griô Vander
17h45 – Batalha Griô
18h05 – Show de Pretana
18h20 – Final Slam Poetas Vivos
18h40 – Show de Rato
19h – DJ Ericão + Show dos Poetas Vivos
19h20 – Final Batalha Griô
19h40 – DJ – FD Cremosa
20h – Encerramento

FICHA TÉCNICA:

PUBLICIDADE

Planejamento Cultural e Produção: Mariana Abreu Marmontel e Felipe Deds by Poetas Vivos
Design Gráfico: Ericsson Oliveira e Natalia Brock
Gestão de Redes Sociais: Natalia Brock
Produção Audiovisual: Ericsson Oliveira
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu
Financiamento: Fumproarte | Secretaria Municipal da Cultura | Prefeitura de Porto Alegre
Realização: Iniciativa Cultural Poetas Vivos
Apoio: TVE – FM Cultura – Artistatur LP – Griô Burguer – Charlie Brownie

Canais de comunicação do Poetas Vivos:
Instagram: www.instagram.com/poetasvivxs
Facebook: www.facebook.com/PoetasVivxs
YouTube: www.youtube.com/poetasvivos
Twitter: www.twitter.com/poetasvivxs

SERVIÇO
O Quê: Festival Aquarela Preta
Quando: Dia 15 de abril de 2023, sábado, das 14h às 20h
Onde: Galpão Cultural, Rua 9 de Junho, 878, São José/ Morro da Cruz, Porto Alegre-RS 
Quanto: Entrada franca
Recomendação etária: 14 anos

PUBLICIDADE

Assessoria de Imprensa:
Silvia Abreu

Foto:
Cristiano Rangel

PUBLICIDADE