Orquestra de Câmara da Ulbra abre temporada 2023 com concerto gratuito no Leopoldina Juvenil e anuncia destaques da programação anual

Primeiro concerto do ano será no domingo (02/04) e terá serenatas de Mozart, Elgar e Tchaikowsky. Espetáculo também marca os 20 anos da série Domingo Clássico

No dia 2 de abril, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico – que há 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280). 

Para a apresentação de abertura da temporada 2023, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com serenatas de W. A. Mozart, Edward Elgar e P.Tchaikowsky. O concerto terá a participação de Jorge Matte, ao tímpano. 

A primeira a ser executada é a Serenata em Ré Maior – KV 239 para Cordas e Tímpano, de Mozart. Depois, Serenata para cordas, Op. 20, de Elgar. E, para encerrar o programa, Serenata para cordas, Op. 48, de Tchaikowsky.

Estamos extremamente contentes de iniciar mais uma temporada da série Domingo Clássico. Sabemos que manter uma Orquestra no Brasil não é algo simples, e é muito bom poder contar com a parceria do Juvenil ao longo dessas duas décadas e do nosso público fiel, que comparece e prestigia nossos concertos. Observamos que, além das pessoas que acompanham a Orquestra da Ulbra há anos, marcando presença sempre, há um movimento novo e diverso de gente que descobriu a Orquestra há pouco e que passou a frequentar nossos espetáculos. Perceber que a nossa plateia se mantém e, ao mesmo tempo, se renova e cresce a cada ano é maravilhoso”, comenta Tiago Flores.

TEMPORADA 2023 | ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA

Ao longo do ano, a Orquestra de Câmara da Ulbra realizará apresentações em três séries de concertos: Domingo ClássicoConcertos no Farol Santander Concertos Populares.

Pela série Domingo Clássico serão 9 concertos de abril a dezembro, sempre gratuitos na Associação Leopoldina Juvenil, com participação de solistas de renome nacional e internacional.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará shows já conhecidos pelo público, como Clássicos do Rock, em Santa Maria, além de espetáculos inéditos como Vivaldi Elétrico, com Frank Solari e Kiko Freitas no Theatro São Pedro; A Era dos Festivais e John, Paul George – After Beatles – ambos no Salão de Atos da Ufrgs, entre outras novidades. 

A Orquestra também realizará concertos mensais no Farol Santander, de abril a dezembro, totalizando dez apresentações. Iniciando em abril com um concerto especial de Páscoa executando árias de “ O Messias” de Handel, ainda destacando o Réquiem de Mozart,  concerto com obras do período romântico e até repertório contemporâneo, com músicas de Lupicínio Rodrigues, Vinícius de Morais e Tropicália, entre outras.

ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA |ABERTURA DA TEMPORADA 2023
DOMINGO CLÁSSICO – 20 ANOS
Data: Domingo (2/4) 
Horário: 19h
Local: Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280)

Entrada Franca

PROGRAMA: SERENATAS
W. A. Mozart: Serenata em Ré Maior – KV 239, p/cordas e tímpano | Participação: Jorge Matte – tímpano
Edward Elgar: Serenata para cordas, op 20 
P. Tchaikowsky: Serenata para cordas, op 48 
REGÊNCIA: Tiago Flores

Este concerto foi viabilizado com financiamento do PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei 13.490/2010

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Eduardo Seidl

Esse post foi publicado em Agenda, Cultura, Dona Flor Comunicação, Música, Orquestra de Câmara da Ulbra e marcado , , , , por Alex Vitola. Guardar link permanente.

Sobre Alex Vitola

Há alguns anos atrás jamais imaginei trabalhar com fotografia ou jornalismo. São mais de 20 anos na área de TI, em diversos provedores de Hospedagens como Administrador de Sistemas, Analista de Suporte e Consultor Técnico. Por questões particulares resolvi "dar um tempo", tirar umas férias de tudo. Neste meio tempo, comecei a fotografar e fazer a cobertura de shows e eventos culturais, apenas como um Hobby, não queria viver disso, não queria uma nova profissão. Com o passar do tempo a coisa foi ficando séria até que e em novembro de 2020 com apoio da Secretaria da Cultura do RS e da Feevale, lancei o projeto “PALCO-RS, uma Exposição Virtual dos principais shows nos palcos de Porto Alegre”. Veio a pandemia, e sem eventos presenciais entrei pra Faculdade de Jornalismo e paralelo a isso continuei estudando edição de imagens, produção cultural, marketing digital, gestão de tráfego e obviamente nunca deixando os estudos da área de TI de lado. Em 2023 fui finalista do Prêmio Profissionais da Música 7ª Edição na categoria "Convergência" "Canais Digitais de Divulgação da Música". Atualmente trabalho com Gestão de Tráfego Pago além de fazer a co-produção do Podcast Entrevista de Atitude.