“CÖCÖCÖCÜ REMIX” é a atração do Farol.live em fevereiro com entrada franca, nesta terça-feira, 28 de fevereiro

Performance é desdobramento do processo artístico vivido nas três semanas da residência artística Formigueiro e a exposição CÖCÖCÖCÜ, que integram o Festival Kino Beat

Nesta terça-feira, 28 de fevereiro, o Farol.live promove performance inédita com entrada franca a partir das 20h: CÖCÖCÖCÜ REMIX poderá ser conferida no Cine Farol Santander (retirada de ingressos pela plataforma Sympla). A atividade é uma parceria do Festival Kino Beat e o Farol.live.  Em 2023 o festival Kino Beat chegou à sua 8ª edição, na qual propôs para artistas, biólogos, urbanistas e pesquisadores uma residência artística, que resultou na exposição CÖCÖCÖCÜ, em cartaz na Galeria Sotero Cosme da Casa de Cultura Mario Quintana.

Para a participação no Farol.Live a exposição é transposta para uma performance audiovisual, intitulada CÖCÖCÖCÜ REMIX, que a partir de imagens, sons, textos e objetos produzidos ao longo das três semanas de imersão da residência, apresenta um experimento performático de improvisação e imbricamento de linguagens. CÖCÖCÖCÜ é uma palavra inventada, que carrega em sua formação as sílabas iniciais de alguns dos principais termos que simbolizaram a residência artística formigueiro: coexistência, colaboração, comunicação e cuidado.

Com obras de Feral Practice, Vicente Carcuchinski, Estevão da Fontoura, Leonardo Brawl, Livia Koeche, Coletivo Grupelho, Moinho Edições, Beto Mohr, Tuane Eggers, Leo Caobelli, Camila Leichter e colaboradores, a exposição CÖCÖCÖCÜ segue até 09 de abril com visitação das 10h às 18h, de terça a domingo, com entrada gratuita.

PUBLICIDADE

O projeto produzido pelo festival Kino Beat e Cuco Produções é um espaço de incentivo à criação e experimentação em diversas linguagens e tecnologias, suas intersecções e desdobramentos. A programação conta com variadas imersões artísticas envolvendo nomes da cena cultural brasileira, apostando no cruzamento de música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e tudo mais que couber no imaginário de cada artista envolvido. 

Com curadoria de Gabriel Cevallos, fundador e curador do Kino Beat Festival, as apresentações serão desenvolvidas de forma inédita ou em adaptações pensadas especificamente para o espaço, explorando os recursos e limitações da sala enquanto dispositivo criativo. Ao longo de 10 meses, o público poderá conferir 20 performances da primeira edição reunindo artistas de diferentes vertentes, com projetos comissionados ou adaptados que serão gravados ao vivo na sala e difundidos pelos canais do projeto.

Além das performances, atividades formativas gratuitas também serão promovidas como oficinas, palestras, vivências e workshops, criados a partir de tópicos práticos e teóricos derivados das apresentações artísticas. “O corpo presente, seja na prática dos artistas envolvidos ou na fruição do público, será premissa das apresentações. O objetivo é promover e difundir a produção artística autoral do estado do RS em intercâmbio com a produção nacional”; revela o curador.

PUBLICIDADE

Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/farol.live.poa

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio do Santander e realização da Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal.

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

PUBLICIDADE

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança.

O Cine Farol Santander, no subsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

PUBLICIDADE

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.

Assessoria de Imprensa:
Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

PUBLICIDADE