Marko Hietala – Pyre Of The Black Heart (Um Metal por Dia)

Marko Hietala, o inconfundível vocalista/baixista do Nightwish, pegou todos mundo de surpresa ao anunciar a sua saída banda e o abandono da vida pública no início de 2021
Insatisfeito com os rumos da indústria fonográfica e querendo se dedicar mais à família, o músico deixou também para trás nove discos lançados com o Tarot e um álbum da sua carreira solo, disponibilizado no ano passado.
Fugindo bastante do metal sinfônico e do heavy tradicional, Hietala deu a “Pyre of The Black Heart” uma nova dimensão àquilo que os seus fãs estavam habituados a ouvir. Com uma aura mais fria e obscura, o registro até tem os seus momentos baseados nos riffs pesados de Tuomas Wainola (ex-Kotipelto), mas a influência do folk, do hard rock/aor e do rock progressivo dão ao material um contorno bastante ousado e diferenciado.
O disco, além de denso e atmosférico, foi recheado com passagens acústicas e é um resumo bastante claro da criatividade de Marko Hietala como compositor e da sua destreza como vocalista. “Stones“, “The Voice of My Father“, “Star, Sand and Shadow“, “I Am the Way“, “Runner of The Railways“, “Death March for Freedom” e “I Dream” são os principais destaques da obra, que é dinâmica, envolvente e muito bem construída em torno das suas melodias e da sua diversidade de andamentos, indo do enérgico ao melancólico com muita facilidade.
“Pyre of The Black Heart“, que também saiu em uma versão com as suas letras transpostas para o finlandês, é um registro sofisticado e que promove uma ruptura de Hietala com a sonoridade das suas bandas mais famosas. o que nos resta é torcer para que o vocalista/baixista volte ao mundo da música em 2022 ou em um futuro não muito distante.