Small Town Titans – The Ride (Um Metal por Dia)

O Small Town Titans, que está em atividade desde 2012, pode ser um apontado como um dos atuais expoentes do hard rock norte-americano
O grupo, que tem conseguido dar uma abordagem bastante contemporânea ao gênero e se distanciar daquilo que as bandas de Los Angeles faziam durante a década de 80, lançou o seu terceiro trabalho de estúdio no ano passado.
Produzido por Grant Mcfarland e Carson Slovak, que se tornaram conhecidos por estarem atrás dos discos do August Burns Red, “The Ride” é um registro maduro, enérgico e muito bem executado por Phil Freeman (vocal e baixo), Ben Guiles (guitarra) e Jonny Ross (bateria). Flertando com o heavy tradicional e com o post-grunge em diversos momentos, o Small Town Titans criou um repertório de grande apelo radiofônico, recheado com melodias envolventes e refrões grudentos.
Apesar da pegada direta e da vontade fazer rock’n’roll da forma mais visceral possível, o power trio da Pensilvânia juntou aqui dez faixas bem diversificadas, em que a versatalidade de Freeman ao microfone é o elemento de maior brilho. Frequentemente elogiado na internet por causa das suas aparições ao vivo cheias de gás, o Small Town Titans teve o mérito de reproduzir toda essa vibe dentro do estúdio. Os riffs pesados, os andamentos velozes, as pitadas de suíngue e um toque agressivo em meio às baladas são as características principais do material, que evidencia uma banda que não tira tenta o tirar o pé do do acelerador em momento algum.
Tendo “Rufflin’ Feathers” como candidata a hit, “The Ride” ainda se desdobra entre outras faixas bem legais, como “The Man”, “Behind the Moon”, “Universal Limits”, “When It All Comes Down” e a própria faixa-título do álbum, com os seus oito minutos de duração e diversas mudanças de ritmo.
Ainda pouco conhecida do público brasileiro, mas já habituada ao reconhecimento da mídia dos Estados Unidos, o Small Town Titans precisa ser aplaudido por estar oxigenando o universo da música pesada com tanta garra e comprometimento.