Versover – House Of Bones (Um Metal por Dia)

Versover – House Of Bones

O Versover foi um dos grupos do heavy metal brasileiro que mais despontaram no início dos anos 2000

A banda paulista, que estreou de forma primorosa com o álbum “Love, Hate & Everything in Between“, retornou ao estúdio pouco tempo depois para gravar o seu segundo disco. “House of Bones“, lançado pela Die Hard Records em 2003, é um registro muito mais maduro e melhor produzido que o seu antecessor.

Rodrigo Carmo (vocal), Gustavo Carmo (guitarra), Fernando Hagihara (baixo) e Daniel Roviriego (bateria) deixaram de lado a sonoridade rústica do seu debut para investir em algo mais encorpado e marcado por influências do powermetal, do thrash e do metal progressivo. Conceitual, o disco é baseado no livro de terror “A Casa De Ossos“, do escritor Adriano Villa, e chama a atenção por causa do seu instrumental dinâmico e complexo. Os riffs pesados de Gustavo Carmo, um dos guitarristas mais talentosos do nosso país, conduzem muito bem o repertório de “House of Bones“, mostrando momentos de agressividade rítmica e outros de muita melodia.

A performance de Rodrigo Carmo ao microfone e a precisão de Rovieriego nas baquetas são outros pontos importantes para compreender a excelente repercussão que o disco teve na época, com críticas extremamente positivas no Brasil e até uma versão importada, distribuída na Europa pelo selo Mausoleum Records.

As pesadas “Thoughts of A Stranger” e “Ruins of Memory“, as progressivas “Wind up The Clock” e “Desperation Mist” e as obscuras “Daemangel” e “Sign of The Past” são os principais destaques da obra, em que o quarteto da pacata Bebedouro não se apega a receitas pré-prontas e comprova toda a sua qualidade nos quesitos técnico e criativo.

O Versover, apesar de nunca ter interrompido a suas atividades, pouco produziu os anos seguintes. Há um gigantesco hiato de 15 anos que separam o potente “House of Bones” e o mais recente trabalho de estúdio da banda, intitulado “Hell’s Inc.” e lançado em 2017.




Sobre o autor