Grim Reaper – See You In Hell (Um Metal por Dia)

O Grim Reaper, apesar de não ter conseguido despontar ao lado dos grandes nomes da NWOBHM, construiu uma carreira bastante sólida e prolífica
Liderado pelo vocalista Steve Grimmett, o grupo tinha um contrato assinado com a RCA, uma das principais gravadoras da época, quando o seu primeiro álbum chegou às lojas, em 1983.
“See You in Hell“, que surpreendentemente conquistou um lugar no top 100 da Billboard, é um registro direto e que mostra uma banda tentando explorar todas as possibilidades abertas pelo heavy metal tradicional. Ao lado de Nick Bowcott (guitarra), Dave Wanklin (baixo) e Lee Harris (bateria), Grimmett criou aqui um repertório equilibrado e bastante honesto, mas que acabou sucumbindo diante de uma concorrência extremamente acirrada, já que foi no mesmo ano que saíram os clássicos “Piece of Mind” (Iron Maiden) e “Kill ‘em All” (Metallica), por exemplo.
Gravado em apenas quatro dias, “See You in Hell” pode até ter uma sonoridade rústica, mas acaba evidenciando uma boa quantidade de riffs diversificados, melodias pegajosas e uma performance muito potente de Steve Grimmett ao microfone, que foi considerado um dos melhores vocalistas do Heavy Metal na década de 80.
Com apenas 33 minutos de duração, o disco tem como destaque as faixas “See You in Hell“, “Liar“, “Wrath of The Ripper” e “Now or Never“, assim como a imprevisível balada “The Show Must Go On“, algo bem diferente daquilo que todos esperavam de uma banda de rock pesado. Citado até mesmo pelo desenho Beavis and Butt-Head, o Grim Reaper tinha tudo para se firmar entre as referências do gênero, mas se desastabilizou após “Rock You to Hell“, de 1987.
Tentando recuperar o seu legado, a banda retornou em 2016 e segue em atividade mesmo depois de Grimmett ter passado por alguns problemas sérios de saúde, em 2017, que levou à amputação de uma perna.