Fastway – Fastway (Um Metal por Dia)

Fastway – Fastway

Eddie Clarke, que abandonou o Motörhead em 1982, pegou muita gente de surpresa quando anunciou a sua nova banda, já no ano seguinte

Formado ao lado do ex-baixista do UFO Pete Way, o Fastway contava com o vocalista Dave King (atualmente no Flogging Molly) e com o baterista Jerry Shirley quando gravou o seu álbum de estreia autointitulado, ao lado do renomado produtor Eddie Kramer (Jimi Hendrix e Kiss).

Com uma sonoridade que transita entre o hard rock e o heavy metal tradicional, o grupo chamou a atenção por seguir uma proposta artística bem diferente daquilo que Eddie Clarke estava habituado a fazer junto com Lemmy Kilmister e Philthy “Animal” Taylor.

Mesmo sem aquela pegada agressiva que muito esperavam do guitarrista, a banda conseguiu colocar o seu debut no top 50 da Billboard, com três singles que circularam muito bem pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, que vivia o auge da NWOBHM na época.

Empolgante e instrumentalmente diversificado, o repertório de “Fastway” é direto, melódico e abrangente, mas acaba girando sempre em torno dos riffs de Clarke e da performance rasgada de King ao microfone. As faixas “Easy Livin’”, “All I Need Is Your Love“, “We Become One” e “Say What You Will” são os principais destaques do material, todas bem enérgicas e com aquele espírito genuinamente rock’n’roll.

Way, por questões particulares que nunca foram bem esclarecidas, deixou o Fastway (fast + way) antes mesmo do seu primeiro LP chegar às lojas, via CBS. Já Fast Eddie Clarke, que morreu em 2018, deixou outros seis discos gravados com a banda, mas nenhum com o mesmo brilho do seu álbum de estreia.




Sobre o autor