Tuatha de Danann – Tingaralatingadun (Um Metal por Dia)

Tuatha de Danann – Tingaralatingadun

O Tuatha de Danann, principal representante do folk metal no Brasil, conseguiu deslanchar já com a sua obra de estreia

Tingaralatingadun“, lançado em 2001 pela Heavy Metal Rock, é um trabalho complexo, muito bem executado e que se desdobra em uma grande variedade de influências. Gravado no contato studio sob a supervisão do onipresente Thiago Bianchi, o debut do quinteto mineiro surpreende pela sua ousadia e pela versatilidade que mostra ao longo das suas dez composições.

Bruno Tuatha (vocal, guitarra e flauta), Rodrigo Berne (guitarra), Giovani Gomes (baixo), Rafael Castro (teclado) e Rodrigo Abreu (bateria) uniram aqui elementos do heavy tradicional, do power metal, do progressivo e do viking metal para dar à música celta adotada pelo grupo uma roupagem bem pesada, às vezes melódica ou extrema.

Com um repertório animado e contagiante, repleto de detalhes rítmicos e de coros grandiosos, o Tuatha de Dannan precisou de apenas um disco para ocupar o seu espaço, com muita personalidade, entre os maiores nomes do metal nacional.

The Dance of The Little Ones“, “Battle Song“, “Behold the Horned King“, “Tan Pinga Ra Tan” e “Some Tunes to Fly” são alguns dos destaques do álbum, que acerta ao não se prender a nenhum rótulo ou fórmula. As passagens acústicas, os riffs agressivos, os vocais guturais, as linhas de flauta e os elementos sinfônicos são alguns itens que, parecendo totalmente distintos entre si, funcionaram muito bem juntos e ganharam uma uniformidade nas mãos de maia & cia.

A bela discografia do Tuatha de Dannan, que conta com outros cinco registros antigos e com o recente “In Nomine Éireann“, está toda disponível nas plataformas de streaming. vale conferir!




Sobre o autor