Oranssi Pazuzu – Mestarin Kynsi (Um Metal por Dia)

Oranssi Pazuzu – Mestarin Kynsi

O Oranssi Pazuzu é, seguramente, uma das bandas que está revolucionando o cenário black metal Europeu

O grupo finlandês, que iniciou a sua trajetória há pouco mais de uma década, tem chamado a atenção por agregar muitas referências distintas e uma certa dose de ousadia ao metal extremo. Indo do rock psicodélico ao shoegaze, o quinteto da pacata Tampere (a mesma cidade do Nightwish) soltou em 2020 o seu quinto trabalho de estúdio, chamado “Mestarin Kynsi”.

A banda, que transita com muita criatividade entre algumas melodias atmosféricas e aquela raiva típica do gênero, criou aqui um repertório muito denso e difícil de ser rotulado, que surpreende o tempo inteiro. Se a performance do vocalista/guitarrista Jun-His é o elemento que mantém a essência black metal da banda viva, os teclados e a bateria jazzística formatam a personalidade do Oranssi Pazuzu.

As texturas desconcertantes, o clima macabro, as influências do metal progressivo, os riffs agressivos e as nuances eletrônicas possibilitam que o disco fuja do senso comum e trilhe o seu próprio caminho dentro do heavy metal contemporâneo.

Uusi Teknokratia”, “Oikeamielisten Sali” e “Taivaan Portti” são os melhores momentos do material, que privilegia composições quase sempre extensas, rebuscadas e recheadas com mudanças de andamento. Com uma riqueza de detalhes impressionante, “Mestarin Kynsi” é um álbum que precisa um certo tempo para ser assimilado e deve ser digerido aos poucos.

O Oranssi Pazuzu, que cada vez mais deixa claro a sua vontade de não se apegar às fórmulas, transgrediu tanto que já encontrou o seu lugar na vanguarda da música pesada atual.




Sobre o autor