FireWing – Resurrection (Um Metal por Dia)

FireWing – Resurrection

Reunindo músicos brasileiros e norte-americanos, o FireWing é uma das gratas surpresas do powermetal contemporâneo

O grupo, que lançou em 2021 o seu primeiro trabalho de estúdio, chama a atenção por causa da sua sonoridade grandiosa, recheada com elementos sinfônicos.

Apesar de investir as suas fichas naquilo que a música pesada pode ter de mais complexo, Airton Araújo (vocal), Caio Kehyayan e Bruno Oliveira (guitarras), Peter de Reyna (baixo) e Chris Dovas (bateria) tiveram o mérito de dar um toque bastante acessível ao repertório de “Resurrection”, que chegou às plataformas de streaming através da gravadora Massacre Records.

Se a banda poderia se perder em meio a tantas referências clássicas, a verdade é que o FireWing encontrou a melhor fórmula para as suas composições, que incorporam riffs bem pesados, refrões pegajosos e melodias enérgicas e encorpadas. Com um timbre bastante particular, Araújo – que também é fromtman do Age of Artemis – é o fio condutor de toda a obra, conceitual em torno da dualidade luz/escuridão, praticamente uma metáfora para os conflitos vivenciados por quem tem depressão.

O Firewing, que nem parece uma banda iniciante, esbanja técnica, ambição e muita desenvoltura nas 14 faixas do álbum. Com cinco interlúdios e um epílogo instrumental que ajudam a criar todo o clima do disco, as melhores canções do registro são “Obscure Minds”, “Demons of Society”, “Far in time”, “Time machine”, “Eternity”, “Tales of Ember & Vishap: The Meaning of Life” e “The Essence of Your Heart”.

Com cinco integrantes que estudam/estudavam no renomado Berklee College of Music, o grupo não teve a pretensão de subverter a lógica do power metal sinfônico, mas conseguiu evidenciar o nível altíssimo da sua formação e da sua capacidade criativa.

A vibe “Trilha Sonora Hollywoodiana” de “Resurrection” é contagiante e algo que funcionou superbem dentro da proposta artística da banda. A história do FireWing, com certeza absoluta, está apenas começando.




Sobre o autor