Kiko Shred – Rebellion (Um Metal por Dia)

Kiko Shred – Rebellion

O guitarrista Kiko Shred, que já tocou ao lado de grandes nomes do heavy metal mundial, como Tim “Ripper” Owens, Udo Dirkschneider e Andre Matos, soltou em 2021 o seu quarto álbum solo, intitulado “Rebellion”.

O registro, que foi gravado ao lado do vocalista Ed Galdin, do baixista Will Costa e do baterista Lucas Tagliari, saiu no brasil pela gravadora Heavy Metal Rock e no exterior pelas mãos do selo germânico Pure Steel Records.

Indo do power metal ao metal progressivo, “Rebellion” chama a atenção por não privilegiar somente os solos mirabolantes de guitarra, mas por construir um repertório coeso, com melodias grudentas e que destaca todo o esforço coletivo da banda que acompanha Shred nessa nova empreitada. Muito bem produzido e cheio de nuances do hard rock e do metal neoclássico à lá Yngwie Malmsteen, “Rebellion” é um registro excepcional, que inegavelmente merece um lugar na lista dos melhores álbuns de metal nacional da temporada passada.

Se a performance de Galvin ao microfone contorna repertório de forma brilhante, a destreza técnica e o feeling do guitarrista, os refrões atraentes e a participação de Doogie White na faixa “Thron Across My Heart” dão um toque especial ao material, que foi muito bem executado e lapidado, em todos os sentidos.

Mirror”, “Rainbow After the Storm”, “Rebellion” e “Honour of The Fallen Brothers” são canções imponentes, que dimensionam muito bem aquilo que Kiko Shred ambiciona construir de “diferente” no universo dos guitar heroes. Com composições maduras e bem estruturadas, “Rebellion” obviamente não relega por completo aquele direcionamento instrumental, idolatrado por quem também é músico. “Mors Non Separabit” e “The Hierophant” complementam muito bem o álbum e destacam a versatilidade de quem, apesar de fomentar os clichês do power metal, tem qualidade (e personalidade) de sobra.




Sobre o autor