Dream Theater – Images And Words (Um Metal por Dia)

O Dream Theater, que havia estreado em 1989 com o razoável “When Dream and Day Unite”, se tornou uma das maiores referências do metal progressivo já com o seu segundo trabalho de estúdio
Marcando a estreia do vocalista James Labrie, “Images and Words” chegou às lojas em 1992 e conseguiu colocar a banda em evidência no mundo todo, vendendo mais de 500 mil cópias no Estados Unidos e sendo considerado pela Rolling Stone um dos 100 melhores discos de heavy metal de todos os tempos.
Ao lado do seu novo frontman, John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Kevin Moore (teclado) e Mike Portnoy (bateria) foram brilhantes na construção das oito faixas que fazem parte do álbum, um dos mais intensos e potentes do quinteto. O grupo, que evidenciou aqui toda a sua destreza técnica, alcançou a parte de cima das paradas da Billboard pela primeira vez e foi presença constante na programação da MTV, com o aclamado single “Pull Me Under“.
Com riffs extremamente pesados e agregando um monte de referências, do hip hop do Public Enemy ao filme italiano “Cinema Paradiso“, “Images Ad Words” é complexo, mas surpreendentemente acessível. O registro, além de transcender tudo aquilo que existia no universo do heavy metal na época, acabou virando uma referência para todos pouco tempo depois. Além do seu principal hit, o disco ainda conta com faixas excepcionais, versáteis e totalmente fora da curva, como “Another Day“, “Take This Time“, “Metropolis – Part I: The Miracle and The Sleeper“, “Under a Glass Moon” e a apoteótica “Learning to Live“.
A ascensão do Dream Theater depois da sua obra-prima foi meteórica.