Journey – Departure (Um Metal por Dia)

Journey – Departure

o @journeymusicofficial, que já tinha uma carreira aclamada no cenário #hardrock norte-americano, conseguiu superar todas as expectativas com o seu sexto trabalho de estúdio, intitulado “departure”.

O registro, que foi produzido por Geoff Workman (Queen e Toto) e chegou às lojas em 1980, se tornou o maior sucesso comercial da banda até aquele momento, conquistando um lugar no concorrido top 10 da Billboard.

Impulsionado pelo single “Any Way You Want It”, as influências do Aor e do rock progressivo absorvidas pelo quinteto de São Francisco deram um novo contorno à sua sonoridade, que se tornou mais acessível e radiofônica.

O vocalista Steve Perry e o guitarrista Neal Schon, responsáveis pela composição de todo o repertório, são os destaques individuais do Journey, que nem parecia mais aquela banda lá dos seus primórdios que flertava com o jazz fusion e com o pop rock. Numa linha evolutiva bastante clara desde “Infinity” (1978), o grupo formatou a sua própria identidade em “Departure”, que seria depois remodelada em todos os seus discos seguintes.

Gravado em apenas uma semana, a banda teve que lidar com a pressão feita pela gravadora Columbia Records e, mesmo assim, transbordou a criatividade necessária e a maturidade suficiente para entregar um álbum que continua atual mesmo após quatro décadas.

Além da citada “Any Way You Want It”, o disco tem outras composições interessantes e envolventes, como “Precious Time”, “Where Were You”, “I’m Cryin’”, “Line of Fire” e “Homemade Love”. Se o Journey não pode ser considerado um dos precursores do heavy metal, a banda foi importantíssima para fomentar o hard rock e o rock progressivo nos Estados Unidos, colocando os dois gêneros ao alcance do grande público. A contribuição do grupo, nesse sentido, é realmente inestimável.




Sobre o autor