Áurea Martins fala sobre o novo álbum Senhora das Folhas no Obras Comentadas

Realizado em parceria com o Centro Cultural 25 de Julho, o bate-papo online ocorre às 16h, pelo YouTube do projeto

No dia 19 de novembro (sábado), o projeto online Obras Comentadas conversa com osmúsicos Áurea Martins Lui Coimbra e a diretora artística Renata Grecco sobre o álbum Senhora das Folhas. O bate-papo corre às 16 horas, através da página do Youtube OBRAS COMENTADAS – FELIPE ANTUNES, no link https://www.youtube.com/user/feantrio.

Senhora das Folhas, o mais recente álbum da cantora, 82 anos, é um profundo trabalho. O disco de onze faixas trafega de forma refinada e embasada nas nossas tradições menos óbvias, mas resistentes, como das benzedeiras, das rezadeiras e das curandeiras. No repertório, “Incelências do Sertão de Minas Gerais” e “Bendito Medieval” ganham roupagem luxuosa e camerística que une viola caipira, violoncelo e viola da gamba e se unem a canções ultrajovens como “A Rezadeira” do rapper Projota, e “Ponto das Caboclas de Camila Costa”. Há um canto do povo Parakanã e um poema da etnia Macuxi, sambas do Recôncavo e do Rio de Janeiro, compondo um disco surpreendente e contemporâneo, reverente e iconoclasta, que tece como num bordado o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país. Lançado este ano com o selo da Biscoito Fino, o disco é um projeto que prima pela originalidade e pelo brilhantismo de uma cantora que está há mais de 50 anos fazendo shows e tem discos solo e inúmeras participações em outros.

Áurea chegou ao rádio quando a TV começava a ganhar a preferência do público. Foi contratada pela Nacional em 1962, mas sairia antes do golpe de 1964, quando a emissora (estatal) foi invadida pelos militares, seguindo-se prisões e demissões, além de programas sacados da programação. Passou a cantar na noite. Mesmo sem ter alcançado um grande sucesso no rádio, a artista estreou em disco em 1963, mas sem repercussão. Participou do LP Alvorada Dos Novos (Som/Copacabana), abrindo o repertório de quatorze faixas, cada uma com um intérprete diferente. Todos foram esquecidos, com exceção de Áurea Martins. A artista participou do renascimento da Lapa, entrosando-se com gente jovem, a nova guarda da música do Rio, que cantava no Carioca da Gema.

PUBLICIDADE

SERVIÇO
Obra Comentada: Senhora das Folhas
Convidados: Áurea Martins, Lui Coimbra e Renata Grecco
Quando: 19 de novembro | Sábado | 16h
Onde: https://www.youtube.com/user/feantrio

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Sérgio Caddah, Dan Coelho

PUBLICIDADE