Velho – Decrepitude & Sabedoria (Um Metal por Dia)

Na estrada desde 2009, o Velho é um dos nomes mais interessantes que surgiram recentemente no Black Metal nacional
Com um abordagem bem old school e adotando o português em todas as suas letras, o quarteto carioca lançou o seu primeiro trabalho de estúdio, intitulado “Decrepitude & Sabedoria“, em 2015.
O registro, que foi distribuído aqui pela Mutilation Records, conta com oito composições ríspidas e agressivas, que evidenciam a sonoridade crua da banda. Com influências marcantes do Bathory e do Celtic Frost, o Velho abdica de qualquer complexidade típica do estilo para investir todas as suas fichas em canções extremamente curtas e diretas, com melodias densas, aceleradas e obscuras.
O clima fúnebre e macabro está presente nos melhores momentos do repertório, que são as faixas “Martelo Da Fúria“, “A Nova Onda Ocultista“, “Capela Negra, Círculo De Fogo“, “Satã, Apareça!“, “Funeral Mágiko” e “Total Escuridão“.
Flertando com o speed metal várias vezes e buscando uma vibe bem orgânica, Caronte (vocal e guitarra), Henrique (guitarra), R. Lopes (baixo) e Thiago Splatter (bateria) tiveram o mérito de criar uma aura bem nostálgica para “Decrepitude & Sabedoria“, mostrando que o black metal ainda tem força para assumir a sua faceta mais rústica e agregar uma boa dose de personalidade àquilo que existe de mais extremo dentro do heavy metal.