Memoriam – To The End (Um Metal por Dia)

Capitaneado pelo ex-Bolt Thrower Karl Willetts e pelo ex-Benediction Frank Healy, o Memoriam soltou em 2021 o seu quarto trabalho de estúdio, intitulado “To The End”
O grupo britânico, que executa um death metal bastante técnico e agressivo, criou aqui um dos melhores discos de metal extremo do ano passado.
Produzido por Russ Russell (Napalm Death e The Exploited), a banda acertou ao absorver muitas referências old school, mas sem abrir mão de dar ao registro uma abordagem instrumental bastante contemporânea, que beira o doom metal e o groove metal em vários momentos. Com um clima mórbido e raivoso, “To the End” se baseia nos riffs sujos e encorpados de Scott Fairfax e na performance podre de Willetts ao microfone, certamente um dos maiores frontmen do estilo.
As arrastadas “Onwards Into Battle”, “Each Step (one Closer to The Grave)”, “To the End” e “Mass Psychosis” fazem um interessante contraponto com as rápidas e agressivas “This War Is Won”, “No Effect” e “Failure to Comply”, algo que mostra como o Memoriam teve a consciência e a maturidade necessárias para montar aqui um tracklist dinâmico e diversificado. A banda, que ainda acertou ao dar prioridade a canções mais extensas (todas com cerca de cinco minutos de duração), fugiu daquela urgência típica do death metal, preferindo apostar as suas fichas num repertório menos direto e melhor lapidado.
Assumindo a posição de destaque que por muito tempo foi do Bolt Thrower, o Memoriam já é tranquilamente uma das maiores referências do estilo, que vive hoje um momento de renovação ao mesmo tempo que recupera boa parte das suas raízes.