A apresentação integra a temporada O samba é meu dom/ Projeto Construção Cultural, que ao longo do ano traz artistas em shows de samba, sempre com entrada franca
Contar a história da cidade por meio de saberes e aprendizados do terreiro junto com temáticas do cotidiano urbano. Esse tem sido o caminho de Mauro Moura, porto-alegrense, professor de música, atualmente mestrando em Etnomusicologia que, ao longo dos anos vem se somando a outros artistas na rica cena do samba da cidade.
Para este show, dia 27 de outubro, quinta-feira, às 20h, traz algumas canções de sua autoria, como Festa Pagã, que dá nome ao show, juntamente com alguns clássicos do samba de outros compositores nacionais. Para acompanhá-lo, sobem ao palco Cabelinho (cavaquinho), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chwartzmann (percussão), Rafa 16 (percussão) e Mathias Pinto (violão). A apresentação do projeto é de Cesar Franarin.
Mauro Moura iniciou carreira musical na zona leste de Porto Alegre, onde havia uma cena relevante do samba. Ali os ouvintes cantarolavam Nelson Cavaquinho, Candeia, Dona Ivone Lara, e dali Mauro saiu influenciado e inspirado por compositoras e compositores negros. Por outro lado, o artista sempre esteve próximo do Candomblé, com seus Orixas, as mães de santo, as festas pagãs, coisas que dizem respeito a religião de matriz africana. “São estas experiências que agrego ao meu fazer musical, tendo um tempo de estrada de aproximadamente 22 anos, trazendo estas vivências para os palcos”, afirma Mauro.
O Sindusom é uma das plataformas do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS com o objetivo de intensificar a comunicação e o relacionamento do setor da construção civil junto à comunidade, às lideranças públicas/privadas e multiplicadores de opinião. A ideia é fortalecer a atuação do Sinduscon-RS, que vai além de atender aos interesses do setor que representa. A cada ano, uma série de shows com curadoria de Mathias Pinto é apresentada de forma gratuita sempre na última quinta-feira de cada mês. Esta temporada recebeu o nome de O samba é meu dom e está com uma programação vibrante. Só este ano já passaram pelo teatro as cantoras Glau Barros, Venise Borges e Nati Santos, além de Edu Moreira, Violeiro Só e Izolino Nascimento. Desde o ano de sua criação, em 2015, o Teatro Sinduscon-RS já apresentou mais de 60 shows, entre eles, Valéria, Pâmela Amaro, Hique Gomes, Nina Wirtti e Luís Barcelos, entre muitos outros.
Festa Pagã – show de Mauro Moura
O Samba é meu dom – temporada 2022 do Teatro Sinduscon-RS
Dia 27 de outubro, às 20h
Teatro Sinduscon-RS – Av. Augusto Meyer, 146
Entrada franca
REDES DO PROJETO:
Instagram: https://www.instagram.com/teatrosindusconrs
Facebook: https://www.facebook.com/teatrosindusconrs
Site Oficial: https://construcaocultural.sinduscon-rs.com.br
Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação