Jacob’s Dream – Jacob’s Dream (Um Metal por Dia)

Jacob’s Dream – Jacob’s Dream

O Jacob’s Dream foi uma das apostas da Rock Brigade Records, lá no começo dos anos 2000, quando o powermetal começava a ganhar consistência, principalmente no Brasil

O grupo norte-americano, que estava em atividade há pouco tempo, tinha conseguido um contrato com a gravadora Metal Blade Records para viabilizar o lançamento do seu primeiro álbum. O registro, autointitulado, teve uma repercussão excepcional, sobretudo na Europa, mas devido ao volume de discos que saíram aqui, acabou perdendo boa parte do espaço que teria, numa concorrência praticamente desleal com os grandes Stratovarius e Rhapsody.

Adotando a temática cristã nas suas letras, David Taylor (vocal), Gary Holtzman e John Berry (guitarras), James Evans (baixo) e Rick May (bateria) não se deixaram afetar por uma eventual inexperiência e prepararam um disco consistente já na sua estreia, com 12 composições rápidas e recheadas de elementos sinfônicos. Com uma produção bem crua, que acabou tirando um pouco do brilho do instrumental e do peso das guitarras, o quinteto de Ohio se aproveitou da ótima performance de Taylor ao microfone, que muito lembra Geoff Tate, para cumprir aquilo que prometia, ao ponto de se apresentar em alguns dos maiores festivais de heavy metal do planeta naquela época, como o Wacken Open Air e o Bang Your Head.

Da melódica “Kinescope” às intensas “Funambulism” e “The Bleeding Tree“, passando ainda pelas diversificadas “Crusade” e “The Gathering“, “Jacobs Dream” é um álbum direto, com canções bem trabalhadas e que empolga pela qualidade e pela criatividade do seu repertório.

O Jacob’s Dream, com apenas mil ouvintes mensais no Spotify, é uma daquelas bandas que, apesar de já ter 25 anos de estrada e outros cinco discos, ainda precisa ser descoberta pelos headbangers nas plataformas de streaming.




Sobre o autor