Natura Musical apresenta o Musical Alegria – Uma Sinfonia Diferente RS, dia 16 de outubro no Teatro Feevale

O show integra o projeto de musicoterapia para crianças e jovens com autismo, que encerra com muita beleza sua 4° edição

O Natura Musical vem viabilizando ao longo dos anos uma iniciativa muito importante para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma Sinfonia Diferente RS, projeto que tem a musicoterapia como terapia de referência para crianças no espectro do autismo, traz de volta ao palco do Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, o Musical Alegria.

O projeto foi selecionado pelo edital Natura Musical em 2020, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura) e está em sua quarta edição, que agora chega ao final com a apresentação das crianças e jovens que integraram o projeto ao longo de 2022.

Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda PaivaHead of Global Cultural Branding da Natura Musical.

PUBLICIDADE

Foram seis meses de encontros semanais com mais de 50 crianças e jovens com autismo. O processo se iniciou com pequenos grupos e durante sua realização foram ofertadas inúmeras atividades extras que serviram para intensificar o trabalho terapêutico com o objetivo de desenvolver e estimular habilidades sociais, a comunicação e a linguagem das pessoas com autismo. Os encontros de musicoterapia ocorreram de março a outubro de 2022 nas dependências da Faculdade IENH, em Novo Hamburgo, na Clínica NeuroDiverso em Porto Alegre e de forma remota através de plataformas gratuitas.

Agora é chegada a hora de mostrar publicamente o resultado deste processo que se encerra com o Musical Alegria, dia 16 de outubro no Teatro Feevale. “Alegria é a celebração do protagonismo, do desenvolvimento e da arte feita por nossas crianças e jovens com autismo que estarão reunidas no maior palco da região, acompanhados de um grupo incrível”, destaca Dejeane Arruée, que assina a direção musical do espetáculo. A banda, formada por músicos profissionais voluntários reproduz no palco as canções autorais, frutos de improvisos e composições das sessões de musicoterapia. A maioria destas canções são compostas pela musicoterapeuta e compositora Grazi Pires e os arranjos ficam por conta de Dejeane Arruée. “O público pode esperar um espetáculo inclusivo, que também terá tradução em LIBRAS. Cada um poderá se expressar do seu jeito. Sobretudo é um momento de muito afeto, acolhimento e diversão”, menciona Patricia Scossi que além de gestora do Teatro Feevale é voluntária do projeto desde sua primeira edição. A atriz e diretora de teatro Deborah Finocchiaro, apoiadora do projeto desde 2019, assina a direção artística do espetáculo e contribuiu com o roteiro e ensaios dos voluntários para a grande noite, que terá como mestre de cerimônias o ator Bruno Silva, no papel do maquinista do Trem do Sinfonia. O espetáculo trará para o público momentos de apresentações coletivas e individuais, além de um momento especial realizado pelos tutores sobre condução da cantora Andréia Steinmetz, voluntária da banda desde 2019.

SOBRE A 4ª EDIÇÃO DE UMA SINFONIA DIFERENTE

PUBLICIDADE

Com realização da Pretas Produções, o projeto é coordenado pela musicoterapeuta e cantora da banda 50 Tons de Pretas Graziela Pires, e tem mais de meia centena de participantes, de doze cidades do RS, que são acolhidos por um coletivo de dez profissionais voluntários, com suporte de outros cinquenta voluntários, que atuam como coterapeutas, no acompanhamento dos protagonistas do projeto. O projeto do RS tem vários diferenciais e vem crescendo ao longo de sua história. Tem o suporte do grupo de pais, coordenado pela Psicóloga Mara Ritter, que acolhe, desde a primeira edição, as famílias e responsáveis dos participantes. Além disso, tem o evento TEAprochega, que oferta palestras e vivências gratuitas para a comunidade no mês de abril, quando se comemora o Dia de Conscientização do Autismo, e que tem como objetivo contribuir na capacitação continuada de professores, terapeutas, pais e comunidade.  E tem também a oferta de estágios curriculares que desde 2020 recebe alunos de psicologia da Faculdade IENH para um grupo de pesquisa coordenado pela Musicoterapeuta e Psicóloga Marylea Vargas, com o objetivo de divulgar o projeto e os efeitos da musicoterapia no tratamento do autismo em congressos, seminários e eventos de pesquisa. E além de toda essa base profissional e cuidadosa, oferece atividades culturais para os tutores e a simpática Festa do Pijama, que celebra o dia do amigo e reúne toda a equipe com os participantes e seus convidados, os pais, os terapeutas e os voluntários.

Todo o trabalho do projeto tem a musicoterapia como fio condutor e equipe técnica multidisciplinar.  As sessões de musicoterapia são focadas no desenvolvimento do grupo, sem deixar de considerar as características individuais de cada participante, por isso, além da equipe técnica, o processo conta com a participação desse grande grupo de voluntários, sendo estudantes ou profissionais da área da saúde, coordenado pela Educadora Musical Dejeane Arruée. “O trabalho desta equipe e de nossos voluntários é parte essencial para o sucesso do processo terapêutico do projeto.” ressalta Grazi Pires – Coordenadora e Musicoterapeuta responsável pelo projeto.

SOBRE NATURA MUSICAL

PUBLICIDADE

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

EQUIPE TÉCNICA:
Graziela Pires – Musicoetrapeuta especialista em TEA – Coordenação geral
Dejeane Arruée – coordenação de voluntários e direção musical
Marylea Vargas – coordenação do grupo de pesquisa
Mara Ritter – coordenação dos grupos de pais
Apoio técnico: Danielle Schaly (psicóloga), Jaqueline Zuccari (fonoaudióloga), Marliese Godoflite (fonoaudióloga e psicopedagoga), Paula Michaelsen (educadora musical e graduanda de musicoterapia)
Apoio administrativo: Patricia Scossi (jornalista e graduanda em musicoterapia), Selenir Kronbauer (mestre em teologia)

A Supervisão é de Instituto Steinkopf através da Musicoterapeuta Ana Carolina Steinkopf, idealizadora da metodologia Uma Sinfonia Diferente

PUBLICIDADE

Voluntários acompanhantes coterapeutas: Ana Julia Hermes Schepp, Ana Luiza Bordman, Andrieli dos Santos Massena, Andrisa de Souza, Bianca Goulart dos Santos, Carla Catiúsia Deuner Toledo, Cesar Augusto Foss, Cristini dos Santos, Elen Borghezan, Felipe Recktenwald Bitencourt, Iara Virgínia da Silva, Izadora Amanda Bach, Josaina Teresinha de Souza, Larissa Ritter, Leticia Jorge dos Santos, Luana Rollof, Mara Regina Ribeiro dos Santos, Maria Elisabete de Gregorio, Moema Reichert, Maria Inês Dalbem Weissheimer, Patricia Scossi.

Voluntários de produção artística: Andressa Fassbinder dos Santos, Andressa Rodrigues dos Santos, Éliston Róger Federici, Gilda Maria Dias, Léo da Silva, Liliane Franco Fernandes, Luís Gustavo Ramos dos Santos, Marcia Oliveira, Scheila Patrícia Pedroso, Gabriela Gomes Makewitz, Mauriane Pacheco de Souza Reis, Josiane Pires, Nádia Caroline Mendes

Músicos voluntários: Dejeane Arruée, Grazi Pires, Andréia Steinmetz, Paula Michaelsen, Vicente Raul Lenz, William Pires de Borba, Alexandre dos Santos, Lucky Alves e Luiz Dallastra.

PUBLICIDADE

Apoiadores: Faculdade IENH, NeuroDiverso, Q10 Saúde, Ibis Hotéis Novo Hamburgo, Cia de Solos & Bem Acompanhados, Zuccari – Clínica Integrada, Fiel Produtora, Vinicius Martins, Divina Cria, TVE, Rubia Zelina, 44 Office, AMA – NH, União FM, FM Cultura, Rádio Alegria e Rádio Univates

Parceiros: Palácio da Música, Unicred Vale dos Sinos, Terra Amada, Tempo e Som, Consonar, Pituti, Leandro Selister, CDL NH, Lual eventos, Clinica IN, AMAV

MUSICAL ALEGRIA – Uma Sinfonia Diferente RS
Musical protagonizado por crianças e jovens com autismo
Dia 16 de outubro, às 19h
Teatro Feevale – Universidade Feevale, RS-239, 2755 – Campus II, Novo Hamburgo – RS

PUBLICIDADE

Ingressos: R$10,00 + 1kg de alimento.

O Projeto é uma realização de Pretas Produções da dupla da Banda 50 Tons de Pretas – Grazi Pires e Dejane Arruée

Assessoria de Imprensa:
Bebê Baumgarten Comunicação

PUBLICIDADE

Fotos:
Vânder Oliveira

PUBLICIDADE