Violonista Daniel Murray interpreta Egberto Gismonti em show gratuito do Projeto 10+10

Apresentação acontece no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Instituto Ling. A entrada franca ocorre mediante retirada de senhas na recepção da casa, a partir de duas horas antes do espetáculo

O Instituto Ling recebe no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 20h, um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray, para interpretar o compositor e multi-instrumentista Egberto Gismonti. Este é o quarto compositor homenageado na série de recitais que integram o projeto musical 10+10. A apresentação tem entrada franca e vagas limitadas, com distribuição de senhas a partir de duas horas antes do espetáculo.

A programação, que estreou em julho e segue até o próximo ano, reúne ao todo obras de dez compositores brasileiros, interpretados por dez renomados grupos e artistas, em dez shows inéditos e gratuitos montados especialmente para o palco do centro cultural. A iniciativa já recebeu os shows do Trio Rebuliço, com os violonistas Mathias 7 Cordas, Neuro Júnior e Thiago Colombo homenageando João Pernambuco; da pianista Olinda Allessandrini e o percussionista Douglas Gutjahr em homenagem a Radamés Gnattali; e do trompetista Aquiles Moraes acompanhado de Mathias 7 Cordas interpretando Jacob do Bandolim.

Os próximos compositores homenageados serão Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. O projeto 10+10 tem apoio cultural do Instituto Ling e da Agraz e patrocínio de Pé de Apoio Produtos para Saúde, com curadoria e produção da Branco Produções e financiamento do Pró-Cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Sobre o compositor:

Egberto Gismonti nasceu em uma família de músicos, na cidade de Carmo, Rio de Janeiro. Desde cedo, se interessou pela pesquisa da música popular e folclórica do Brasil. Em 1969, depois de já ter participado de um festival no país, mudou-se para a França, onde estudou música dodecafônica com Jean Barraqué e análise musical com Nadia Boulanger. Neste mesmo ano, lançou seu primeiro disco. Estudou violão e flauta, além do piano. Lançou vários discos antológicos, muitos deles por selos europeus. Tocou ao lado de nomes como Naná Vasconcelos, Charlie Haden, Jan Garbarek, Hermeto Pascoal, Airto Moreira e Flora Purim.

Sobre o músico:

PUBLICIDADE

O violonista Daniel Murray atua ativamente também como intérprete e compositor. A conquista de seu primeiro prêmio no Concours International de Guitarre de Trédez-Locquémeau, França, aos 14 anos, marca o início de sua carreira. Sua discografia é composta por onze álbuns, cinco dos quais dedicados ao violão solo. Realizou turnês na Inglaterra, Grécia, França, Dinamarca e Alemanha. Em Viena, se apresentou como solista na Porgy and Bess, tradicional casa de shows, como o único brasileiro selecionado para integrar a programação da Classical NEXT, importante plataforma internacional para a música erudita. Em 2018, recebeu o prêmio de destaque no FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira por sua performance em homenagem a Egberto Gismonti. Em 2019, lançou o álbum Universo Musical de Egberto Gismonti.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Violonista Daniel Murray interpreta Egberto Gismonti
Dia 13 de outubro, quinta-feira, às 20h
Instituto Ling
 (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Entrada franca
Haverá distribuição de senhas gratuitas no local, no dia do show, a partir das 18h

PUBLICIDADE

A apresentação faz parte do projeto 10+10, que apresenta a obra de dez compositores brasileiros, interpretados por dez renomados grupos e artistas, em shows inéditos e gratuitos, montados especialmente para o palco do centro cultural.

Classificação etária: Livre
Duração: 60 minutos

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Andressa Griffante – Jornalista

PUBLICIDADE

Foto:
Gal Oppido

PUBLICIDADE