Obra-prima “Anna Kariênina” em debate no Instituto Ling no dia 18/10

Na sequência do projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema, Pedro Gonzaga e Roger Lerina analisam o romance escrito por Liev Tolstói e levado às telas por Joe Wright

O projeto Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema tem mais um encontro no próximo dia 18 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Instituto Ling. Na ocasião, o professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina vão debater o romance “Anna Kariênina” (1877), do escritor russo Liev Tolstói, e sua mais recente versão cinematográfica, “Anna Karenina” (2012), dirigida por Joe Wright e estrelada por Keira Knightley.

Os ingressos para a conversa têm preço único de R$ 30 e podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br e na recepção do centro cultural, que fica na Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras.

O romance “Anna Kariênina” foi lançado inicialmente em formato de fascículos de uma revista entre 1875 e 1877 – ano em que ganhou uma versão em livro. Na trama, a personagem principal que dá nome à obra vive um caso extraconjugal, experimentando as agruras de um amor conflituoso. A história se passa na Rússia czarista, num contexto que envolve religião, família, política e classe social. O livro foi definido por Fiódor Dostoiévski como “impecável”.

Já o filme, lançado quase um século e meio depois, foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor trilha sonora, design de produção e fotografia, levando o prêmio de melhor figurino.

Para uma melhor experiência dos participantes, é recomendado que o público leia o livro e/ou assista ao filme, disponível para assinantes da Netflix e para locação no YouTube, Google Play Filmes e Amazon Prime Vídeo.

Sobre os participantes:

Pedro Gonzaga é professor, tradutor, poeta e escritor. Doutor em literatura pela UFRGS, com diversas publicações em poesia e prosa, desenvolve há anos trabalhos com turmas de escrita criativa, voltadas para o público adulto. Atualmente é cronista dos jornais Zero Hora e O Estado de S. Paulo.

Roger Lerina é jornalista cultural, integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil. É editor do site www.rogerlerina.com.br, uma plataforma dedicada a notícias, artigos e vídeos sobre cinema, artes cênicas, música, artes visuais e eventos culturais.

SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – LITERATURA E CINEMA
Adaptação – Entre a Literatura e o Cinema
Bate-papo ao vivo com Pedro Gonzaga e Roger Lerina sobre o romance “Anna Kariênina” (1877), do escritor russo Liev Tolstói, e sua mais recente versão cinematográfica, “Anna Karenina” (2012), dirigida por Joe Wright

Dia 18 de outubro, terça-feira, às 19h30
Instituto Ling
 (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Ingressos
R$ 30,00 (ingresso único)

Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h

Informações úteis
institutoling.org.br
facebook.com/InstitutoLing
instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/InstitutoLing
youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: [email protected]

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.

Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.

PUBLICIDADE

Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Andressa Griffante – Jornalista

PUBLICIDADE