Ensiferum – From Afar (Um Metal por Dia)

Ensiferum – From Afar

Um dos expoentes do folk metal, o Ensiferum está na estrada há quase três décadas. O grupo finlandês, que agrega influências do death metal melódico e do power metal à sua sonoridade, soltou o seu quarto trabalho de estúdio, intitulado “From Afar“, em 2009

Produzido por Tero Kinnunen (Nightwish), o registro debutou na nona posição dos charts do país natal do quinteto e colecionou críticas extremamente positivas ao redor do planeta, levando o grupo ao palco dos principais festivais da Europa. Fugindo um pouco do viés mais extremo do vikingmetal para adotar uma postura mais melódica e calcada nos elementos orquestrais, o Ensiferum criou aqui algo bastante autêntico e intenso.

A estreia da tecladista e vocalista Emmi Silvennoinen, o carisma e os guturais de Petri Lindroos e a energia que os outros integrantes foram fundamentais para o ótimo resultado de “From Afar“, que é volumoso sem cometer excessos. Com um repertório encorpado, que transita entre o épico e o rústico, o disco é dinâmico e diversificado, com canções diretas e outras extensas, com mais de dez minutos de duração.

Mantendo o pique lá no alto e mostrando muita técnica e uma riqueza de detalhes impressionante, “From Afar“, “Twlight Tavern“, “Heathen Throne“, “Elusive Reaches” e “The Longest Journey” são os grandes destaques de um registro empolgante, bem executado e conceitualmente bem definido. Tornando o folk metal mais acessível, “From Afar” pode ser considerada a obra mais inspirada e criativa do Ensiferum, que aproxima a agressividade da sofisticação, deixando tudo bem amarrado ao longo de quase uma hora de riffs pesados e de andamentos quase sempre acelerados.




Sobre o autor