BIENAL DO MERCOSUL – Primeiro satélite artístico recebeu mais de 2,7 mil nomes na primeira semana de exposição no Farol Santander

Mais de 2,7 mil pessoas que já faleceram viajarão pelo espaço com Templo Orbital, a partir de fevereiro de 2023. Este é o número registrado nos primeiros sete dias da Bienal do Mercosul. O primeiro satélite artístico do Sul Global pode ser visitado de terça a domingo, das 9h às 19h, no Farol Santander

Templo Orbital é uma obra do artista Edson Pavoni desenvolvida em colaboração com o engenheiro aeroespacial Pedro Kaled, o engenheiro elétrico André Biagioni, o arquiteto Guilherme Bullejos, as pesquisadoras Roberta Savian Rosa e Clara Marques, os radioamadores Edson Pereira, Eduardo Erlmn e João Paulo Dutra e a ativista Gabriela Veiga.

Pode não ser algo constante na mente, mas as nossas crenças sobre o que acontece após a morte moldam o nosso dia a dia. E se a nossa ideia em comum de paraíso fosse radicalmente mais inclusiva? Quão diferente seria a vida na Terra? Esse ‘imaginário’ me levou à criação de um templo no espaço, que encoraja a questionar a colonização simbólica do céu como paraíso, a origem das regras que abrem os fecham seus portões e a influência que essas crenças têm nas decisões que tomamos todos os dias. Templo Orbital ainda busca expandir o debate sobre como o acesso a tecnologias espaciais pode ser uma ferramenta para reduzir a desigualdade no Sul Global e para ajudar a lutar contra ameaças compartilhadas, como a crise climática global, preservando o mundo que de fato ainda temos”, explica Pavoni.

Feito em ouro, o satélite mede 5cm x 5cm x 30cm, pesa aproximadamente 245g e é feito com PCBs, componentes eletrônicos e luz de LED. Já a antena tem 120 cm de diâmetro, cerca de 2 cm de altura e pesa 5kg. Além do satélite e da antena, a escultura é composta por um website (https://orbitaltemple.art/br), onde as pessoas podem registrar os nomes de quem elas querem mandar para o espaço. Em fevereiro de 2023, a obra será lançada pelo foguete Falcon9 da SpaceX, orbitando o planeta por cerca de dez anos.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
Artista: 
Edson Pavoni
Engenheiro espacial: Pedro Kaled
Engenheiro eletrônico: André Biagioni
Arquiteto e urbanista: Guilherme Bullejos
Pesquisadora, educadora e produtora cultural: Roberta Savian Rosa
Tecnologista: Jonathan Querubina
Radioamadores responsáveis pela coordenação de frequências: Edson Pereira, Eduardo Erlmn, João Paulo Dutra
Historiadora da arte: Clara Marques  
Designer gráfica e serigrafista: Daphne Alves
Especialista em relações públicas e redes sociais: Gabriela Veiga
Idea Space: responsável pelo projeto educativo
Imagens em render 3D, site e demais materiais de divulgação: RiseNY&Partners
Solid Concepts: sob liderança de Eduardo Dias
Apoio institucional: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Assessoria de Imprensa:
Roberta Amaral

Fotos:
Clara Marques

PUBLICIDADE