Unto Others – Strength (Um Metal por Dia)

Unto Others – Strength

Absorvendo influências que vão do metal extremo ao gothicrock, o Unto Others está na ‪estrada desde 2020‬ e soltou, no ano passado, o seu segundo trabalho de estúdio, intitulado “Strength”

O quarteto mexicano/norte-americano, que espantosamente não precisou de muito tempo para formatar a sua própria identidade dentro da música pesada, reúne aqui 12 canções que exalam maturidade e personalidade.

A banda, que transita entre os andamentos arrastados e melancólicos típicos do doom, também se aproveita de algumas referências do hardrock e até mesmo do blackmetal, dando ao repertório um toque bem acessível, com melodias que grudam de imediato.

Se Gabriel Franco é um vocalista muito versátil e que consegue ir das vozes limpas aos guturais à lá Fernando Ribeiro (Moonspell) com uma enorme facilidade, a performance de Sebastian “Spyder” Silva (guitarra), Brandon Hill (baixo) e Colin Vranizan (bateria) também contribuem bastante para o resultado satisfatório de “Strength”, que foi eleito por diversas publicações renomadas – como a Pitchfork e a Metal Hammer UK – um dos melhores discos de 2021.

Com texturas frias e altas doses de feeling, o registro também chama a atenção por conta da sua abordagem atmosférica e sofisticada, que surpreende em todos os momentos que investe mais na raiva do que na leveza. Se “Heroin”, “Downtown” “When Will Gods Work Be Done” abrem o álbum de forma sensacional, “Strength” perde um pouco da sua pressão nas faixas seguintes, deixando para sua parte final canções mais elaboradas e sentimentais, como “Hell Is for Children”, “Summer Lightning” e “Instinct”.

Com um contrato assinado com a gigante Road Runner Records, o Unto Others tem mostrado uma ambição acima da média, fazendo algo bastante diferente daquilo que muito estão acostumados a ouvir nas plataformas streaming.

Strength” é um disco pouco afeito aos rótulos e que mostra muito bem a amplitude atingida pelo heavy metal contemporâneo.




Sobre o autor