Canoas e Gravataí recebem Concertos Didáticos da Orquestra da Ulbra

Projeto realiza concertos para crianças de escolas públicas, por meio de financiamento da Lei Rouanet

Em setembro, a Orquestra de Câmara da Ulbra realiza mais duas apresentações pela série Concertos Didáticos. As próximas cidades a receberem a iniciativa são Canoas, no dia 22/9,Gravataí, no dia 29/9. Realizado há mais de 15 anos, o projeto leva música orquestral para crianças da rede pública de ensino, além de oficinas pedagógicas para professores. O objetivo é democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, contribuindo na ampliação dos horizontes culturais dos alunos.

Nesta edição, os Concertos Didáticos já passaram pelas cidades de Sapiranga, Guaíba, Taquara e Novo Hamburgo. Ao todo, as apresentações serão assistidas por aproximadamente 2.400 crianças, envolvendo mais de 60 escolas públicas. Os concertos são gratuitos para crianças previamente inscritas através das secretarias municipais e estaduais de educação.

O repertório inclui obras de importantes compositores da história da música, como Concerto em Ré Maior, de A. Vivaldi; Divertimento em RéM, de W.A. Mozart; A música noturna de Madri, de Luigi Boccherini; e também  Temas do filme Aladin; do folclore brasileiro, Samba Lelê e Danças Gaúchas, de Alfred Hulsberg. 

PUBLICIDADE

A escolha do programa e regência dos concertos é do maestro Tiago Flores. Durante o concerto, ele conversa com as crianças, explica os instrumentos, ensina alguns ritmos e fala sobre as obras e compositores apresentados. Ao final de cada espetáculo, alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

SERVIÇO
CONCERTOS DIDÁTICOS – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
CIDADE: CANOAS
Data: Quinta-feira (22/9)
Horário: 14:30h
Local: Auditório do Prédio 14 – Ulbra Canoas

CONCERTOS DIDÁTICOS – ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
CIDADE: GRAVATAÍ
Data: Quinta-feira (29/9)
Horário: 15h
Local: Igreja Matriz de Gravataí “Nsa.Sra. dos Anjos”

PUBLICIDADE

*Concertos gratuitos para crianças de escolas previamente inscritas.

PROGRAMA
Antonio Vivaldi –  Concerto em Ré Maior
Wolgang Amadeus Mozart – Divertimento em RéM
Luigi Boccherini – A música noturna de Madri
Menken, Ashman e Rice – Temas do filme Aladin
Anônimo- Folclore brasileiro – Samba Lelê 
Alfred Hulsberg – Danças Gaúchas

Solista: Jorge Matte (percussão)
Regência: Tiago Flores

PUBLICIDADE

O projeto Concertos Didáticos com Orquestra de Câmara da Ulbra é uma realização da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Assessoria de Imprensa:
Raphaela Donaduce – Dona Flor Comunicação

Fotos:
Carol de Goes

PUBLICIDADE