Lynyrd Skynyrd – Street Survivors (Um Metal por Dia)

Lynyrd Skynyrd – Street Survivors

O Lynyrd Skynyrd, que pode ser considerado o maior ícone do southernrock de todos tempos, certamente não imaginava o que aconteceria três dias depois que “Street Survivors” chegou às lojas, em 1977

O grupo norte-americano, cada vez mais acostumado com a fama e com a glória, teve que interromper as suas atividades em decorrência de um acidente aéreo, que matou o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines e a backing vocal Cassie Gaines.

Com uma capa premonitória que causa arrepios até hoje, o Lynyrd Skynyrd criou aqui uma obra madura e muito bem lapidada, apesar dos excessos com o álcool e com as drogas. aclamado pela imprensa especializada, “Street Survivors” chegou à terceira posição das paradas da Billboard e, mesmo com a tragédia ocorrida com a banda, vendeu mais de duas milhões de cópias nos Estados Unidos.

Bastante influenciado pelo boogie e pelo blues, o sexteto de Jacksonville estava no auge da sua forma. Da performance visceral de Ronnie Vanzant ao microfone às guitarras soberbas de Gary Rossington e Allen Collins, o grupo se aproveitou do talento do recém-chegado Gaines como compositor e da dupla Billy Powell (teclado) e Artimus Pyle (bateria) para fazer um álbum animado e bem estruturado, que distancia um pouco o Skynyrd daquelas canções mais melancólicas da sua obra de estreia.

Sempre com letras geniais, “What’s Your Name”, “That Smell”, “I Know a Little” e “You Got the Right”, assim como a balada “One More Time”, têm um tom bastante confessional e deixam claro por que o grupo se tornou tão relevante para o rock’n’roll na década de 70, ao ponto de rivalizar com os Rolling Stones.

Do Metallica ao Black Label Society, a curta discografia da formação “clássica” do Lynyrd Skynyrd é uma fonte inesgotável de inspiração para os maiores nomes da música pesada mundial.




Sobre o autor