The 69 Eyes – Devils (Um Metal por Dia)

The 69 Eyes – Devils

O The 69 Eyes, que iniciou a sua carreira lá nos anos 90, se tornou verdadeiramente conhecido do público brasileiro depois que se apresentou por aqui no Festival Live n’ Louder, em 2005

O grupo finlandês, que promove uma mistura bastante interessante de hard rock e gothic rock, soltou um ano antes aquele que pode ser considerado o seu disco mais bem-sucedido. “Devils”, lançado mundialmente pela Virgin Music, é marcado pelas suas canções envolventes, arrastadas e de grande potencial radiofônico. Jyrki 69 (vocal), Timo Timo e Bazie (guitarras), Archzie (baixo) e Jussi69 (bateria) criaram aqui um repertório moderno e direto, em que as melodias suaves e as linhas de teclado fazem um contraste bastante interessante com a performance extremamente potente (e às vezes suja) de Jyrki ao microfone.

Sem aquela aura depressiva e melancólica da maioria das bandas do gênero, o The 69 Eyes atingiu o seu ápice criativo aqui, ao adotar um direcionamento em que a música gótica se expressa apenas pelos seus aspectos mais sombrios. Com uma boa dose de originalidade e sempre tentando tornar tudo grandioso na hora do refrão, “Devils” conta com alguns dos maiores hits do quinteto de Helsinki, como a própria faixa-título, “Feel Berlin”, “Lost Boys”, “Christina Death” e “Hevioso”. Além dessas, também merecem destaque “Nothing on You” e “Sister of Charity”. Se o acento quase pop do The 69 Eyes pode incomodar um pouco aqueles que curtem TypeONegative e Danzig, a banda precisa ser reconhecida pela forma como tornou acessível aquilo que o estilo tem de mais difícil, atingindo o público jovem e realizando shows memoráveis.

A banda, cuja performance no Live N’ Louder até hoje é lembrada por quem estava lá, roubou a cena e por muito pouco não foi a atração mais celebrada do evento.




Sobre o autor