Finntroll – Nattföd (Um Metal por Dia)

O Finntroll, que se tornou conhecido no mundo todo pela sua mistura de folk e black metal, aos poucos foi moldando a sua sonoridade, criando músicas cada vez mais complexas e diversificadas
O quarto trabalho de estúdio do grupo finlandês, intitulado “Nattföd”, saiu em 2004 e deu uma nova amplitude ao heavy metal executado pelo sexteto de Helsinki.
Com uma abordagem musical distante daquele metal extremo caótico que contorna boa parte do debut “Midnattens Widunder” (1999), o Finntroll fez de “Nattföd” um disco mais denso e obscuro, com andamentos mais cadenciados e que retomam em maior proporção as suas raízes folk. Os riffs pesados da dupla Routa e Skrymer, as linhas atmosféricas de teclado conduzido por Trollhorn e a performance visceral de Tapio Wilska ao microfone são as características principais do material, que também chama a atenção por dar vazão a um repertório bem contemporâneo, sem tantas referências old school.
“Vindfärd/Människopesten”, a animada “Eleliytres”, “Trollhammaren”, “Det Iskalla Trollblodet” e “Grottans Barn” são os principais destaques do registro, que é ágil e cheio de detalhes, indo dos Blast Beats ao Humppa (gênero típico finlandês). Com melodias encorpadas e uma intensidade acima da média, o Finntroll criou aqui um repertório vigoroso, técnico e muito bem lapidado. “Nattfödd”, não por acaso, é considerado pelo conceituado portal Loudwire o disco que simboliza o todo o movimento folkmetal.