Vhaldemar – Fight To The End (Um Metal por Dia)

Vhaldemar – Fight To The End

O Vhaldemar, criado em 1999, é um dos representantes do powermetal espanhol de maior sucesso no Brasil

A banda, que chegou a ser considerada pela Rock Brigade Magazine uma das principais revelações do estilo, lançou o seu álbum de estreia, intitulado “Fight to The End“, em 2002.

Sem o auxílio de um produtor de fora, Carlos Escudero (vocal e guitarra), Pedro Monge (guitarra), Oscar Cuadrado (baixo) e Eduardo Martinez (bateria) foram autossuficientes dentro do estúdio e conseguiram criar sozinhos um trabalho bastante consistente, apesar da pouca experiência. Reproduzindo os principais clichês do gênero, o quarteto originário do país basco teve muita desenvoltura ao se estabelecer em meio aos riffs pesados, aos andamentos acelerados, aos refrãos potentes e à temática das batalhas medievais.

O resultado positivo de “Fight to The End“, que tem uma boa diversidade entre as suas faixas, também se deve ao toque bastante particular que o grupo deu ao repertório do seu debut. Incorporando um pouco da agressividade do speedmetal oitentista e tendo na performance de Escudero ao microfone um elemento mais visceral e menos polido, o Vhaldemar fugiu da mesmice do metal melódico convencional para apostar as suas fichas em algo mais encorpado, sujo e vibrante.

As intensas “Energy“, “Feelings“, “Lost World“, “7“, “Traitor” e “Vhaldemar” são as melhores faixas do álbum, que tem um pique impressionante e uma honestidade bastante louvável, sobretudo para uma época que muitas bandas só tinham metas e expectativas meramente comerciais.




Sobre o autor