Tim Bernardes costura cenas de um “sonho lindo” tendo a música como personagem principal no videoclipe da faixa “A Balada de Tim Bernardes”

O vídeo utiliza momentos filmados em VHS durante a infância do músico, combinando-os com cenas de making of das gravações de Mil Coisas Invisíveis, álbum lançado em julho pelo selo Coala Records

Parece que esse clipe começou a ser filmado há 31 anos”. Tim Bernardes se relaciona com a música desde o berço e esse aspecto  pode ser acompanhado a partir de cenas reais, retiradas de fitas VHS da sua família, que foram combinadas com filmagens de making of do álbum Mil Coisas Invisíveis para compor o novo videoclipe. “A Balada de Tim Bernardes” será lançado no dia 30 de agosto, terça-feira, no canal do artista no YouTube, às 20h. Na canção, o músico paulistano homenageia o passado, falando sobre acordar de um sonho, representado pela infância, e também sobre despertar para um novo momento de vida no presente – com a música sempre ao seu lado.

Filmadas com uma câmera analógica restaurada pelo diretor Andrei Moyssiadis (que assina o clipe juntamente com o próprio Tim Bernardes), as cenas de making of do álbum Mil Coisas Invisíveis – lançado em julho pelo Coala Records e distribuído globalmente pelo Psychic Hotline – são combinadas com imagens do acervo da família de Tim, gravadas em fita VHS por seus parentes.

Nos vídeos antigos, é possível ver cenas dele junto dos seus primos e irmãos brincando com instrumentos musicais e criando cenas teatrais. “O maior trabalho foi descobrir como fazer esse mosaico entre presente e passado de uma maneira esteticamente forte e que misturasse os universos de estúdio, de família, dos vinis, das coisas que me formaram musicalmente. No fim, eu fiquei muito contente”, pontua Tim.

A Balada de Tim Bernardes” é uma faixa autobiográfica que levou anos para ser finalizada. “Eu já tinha uma parte dela, só que fui adicionando versos… Por um lado, essa letra é muito pessoal. Geralmente, as minhas composições são feitas de um eu lírico encaixado no outro e nesta tem várias coisas pessoais”, explica Tim. Agora, nessa montagem com cenas da vida do cantor e compositor, o público confere um pouco mais do que o forma enquanto pessoa, mas não só. “Também fala da minha relação com a música, como eu tenho ela como um espaço mais sublime, sagrado na minha vida, de uma maneira cotidiana, simples e direta – sem se levar tão a sério”, finaliza.

FICHA TÉCNICA:
direção:
Andrei Moyssiadis e Tim Bernardes
direção de fotografia e câmera: Andrei Moyssiadis 
edição: Andrei Moyssiadis e Tim Bernardes
acervo VHS: Família Bernardes Pereira
digitalização VHS: Sérgio Moderno

Assessoria de Imprensa:
Trovoa Comunicação

Fotos:
Andrei Moyssiadis


Sobre o autor